Carregando...
Histórias indígenas Reprodução/"Caminho dos gigantes"
  • Publicado em: 19.02.2019
  • Atualização: 26.04.2019

No Brasil, existem mais de 300 etnias indígenas, o que significa que há mais de 270 línguas indígenas diferentes no território brasileiro.

Apresentar toda essa cultura ancestral para as crianças – tanto na escola quanto em casa – é valorizar uma parte primordial da História de nosso país, e comunicar aos pequenos a importância de lutar pela preservação dessa diversidade.

Pensando em incentivar essa relação por meio da arte, o nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender fez uma seleção de curtas-metragens que trazem histórias indígenas especialmente para o público infantil. São quatro produções que dialogam com povos indígenas não só do Brasil, mas de diferentes lugares do continente americano, contadas do ponto de vista das próprias crianças indígenas.

Dentre as produções, está o premiado “Caminho dos gigantes” (“Way of giants”), dirigido por Alois Di Leo em 2016, e que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que desafia o seu destino e tenta entender o ciclo da vida.

Acreditamos no potencial das narrativas de ficção para ampliar a noção de mundo das crianças, favorecendo o respeito e a empatia.

Assista!

  • “Caminho dos gigantes”

  • “Awara Nane Putane”

  • “Kalapalo”

  • “Osiba Kangamuke – Vamos lá, criançada”

Para saber mais sobre os curtas, acesse o site do Toda Criança Pode Aprender.

Leia também:

O que podemos aprender com a infância das crianças indígenas?

Resumo

Conheça essas produções que dialogam com povos indígenas não só do Brasil, mas de diferentes lugares do continente americano, contadas do ponto de vista da própria criança.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp