Deixa que eu conto: um guia para explorar o podcast com crianças

Histórias, brincadeiras e curiosidades servem de apoio a educadores e famílias para estreitar o contato das crianças com temas ligados à cultura brasileira

Da redação Publicado em 07.06.2021
Mãe e filha, ambas vestidas com blusas listradas de preto e branco, ouvem ao mesmo conteúdo juntas. A mulher usa fone e a criança segura o celular
OUVIR

Resumo

O guia sobre o podcast ‘Deixa que eu te conto’ traz histórias, brincadeiras e curiosidades para estreitar o contato das crianças com temas ligados à cultura brasileira.

O Unicef lançou o Guia de possibilidades pedagógicas em que apresenta propostas e orientações a educadores e famílias sobre como explorar junto das crianças o podcast “Deixa que eu conto” a partir de histórias, brincadeiras e curiosidades. As sugestões são direcionadas a crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e podem ser feitas em casa ou na sala de aula.

O guia está dividido em programas gerais, programas relacionados à Amazônia e programas afro-brasileiros. Ao todo são 186 programas à disposição do ouvinte. Em cada página do guia, você encontrará uma série de questões e ações que podem ser feitas com as crianças. Além disso, uma parte do programa de cada podcast traz propostas de atividades para cada faixa etária: de 0 a 3 anos, 4 e 5 anos, e 6 a 8 anos.

Os programas em áudio buscam incentivar cada menino e cada menina à cocriação e à imaginação, para que atuem como protagonistas do seu desenvolvimento e em novas aprendizagens, com foco em temas ligados à cultura brasileira. 

Com média de 30 minutos de duração, os episódios do podcast “Deixa que eu te conto” vão ao ar todos os dias e podem ser escutados no Spotify, YouTube ou na página oficial do programa. Alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os episódios contam com uma curadoria cuidadosa e são narrados por contadores profissionais, como Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Santos.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS