Livro infantil inspirado em Greta Thunberg chega ao Brasil

Eleita pela Revista Time como personalidade do ano em 2019, Greta se transforma em personagem de livro infantil que discute crise climática
Divulgação/Carochinha Editora
  • Publicado em: 22.01.2020
da Redação

O ano de 2019 teve como um de seus fatos políticos mais marcantes a atuação da jovem sueca Greta Thunberg, à frente de um movimento pela preservação ambiental. Não por acaso, foi o ano em que a menina, hoje com 17 anos, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz e eleita pela revista Time a personalidade do ano. Também em 2019, Greta foi nomeada Mulher do Ano pela Swedish Women’s Educational Association. Para aproximar essa história das crianças, a Carochinha Editora, de São Paulo, acaba de lançar o livro “Greta e os gigantes”.

Escrito por Zoë Tucker e ilustrado por Zoe Persico, o livro é inspirado na luta de Thunberg para salvar o planeta. Lançado originalmente pelo selo europeu Frances Lincoln Children’s Book, da editora britânica Quarto, o livro foi publicado por aqui em parceria com o Greenpeace Brasil, e cada exemplar vendido terá sua renda doada à organização, em prol do ativismo ambiental.

“Greta e os gigantes” – No livro, os “gigantes” são aqueles que devastam as matas para substituir por grandes construções, cada vez maiores e mais tecnológicas. Ao verem seu lar ameaçado, os animais habitantes da floresta pedem ajuda à Greta, na história retratada como uma menina que enxerga as árvores e as plantas como seu quintal. Apesar de seu tamanho diminuto perante seus oponentes, a garota enfrenta a situação construindo uma grande placa exibindo o pedido “PAREM!” – uma menção ao início da atuação de Greta na vida real, quando ela apareceu em frente ao parlamento da Suécia empunhando uma placa que sinalizava palavras de ordem contra a crise climática. O que parecia um gesto inútil para conter um movimento muito maior do que ela, acaba ganhando dimensão coletiva, já que a iniciativa de Greta consegue mobilizar parceiros que compartilham de seus ideais e objetivos. Clique aqui para saber mais sobre a obra.

No livro, o projeto da menina culmina no surgimento de um grande grupo de apoiadores, o que dá visibilidade à causa perante os gigantes, que, por fim, acabam tomando consciência dos seus atos nocivos.

 “Ela conseguiu criar uma mudança de atitude global, ofereceu um apelo moral para aqueles que estão dispostos a agir causou vergonha naqueles que não estão”, afirmou a Revista Time, na ocasião de sua nomeação como personalidade do ano

O livro pode ser uma janela para discutir o tema da proteção ambiental com as crianças, não só em casa como na sala de aula, já que trabalha com uma das pautas de maior relevância política, social e econômica, a crise climática. O cenário global é gritante: de acordo com a campanha #MeuPlanetaMeusDireitos, que reúne especialistas e 25 crianças e jovens de toda a América Latina e do Caribe para discutir as principais questões ambientais, 1 milhão de meio de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente no mundo em função de impactos ambientais evitáveis. Além disso, o livro inspira o engajamento social e a participação cidadã, ao apresentar às crianças uma personagem recorrente no noticiário nacional e internacional que ganhou o mundo por seu protagonismo.

Atenta às pautas urgentes de sua militância, em dezembro de 2019, Thunberg publicou em seu Twitter uma nota de repúdio ao tratamento dado pelo governo brasileiro às questões indígenas. “Os povos indígenas estão sendo literalmente assassinados por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal. Uma e outra vez. É vergonhoso que o mundo permaneça calado sobre isso”.

Para se aprofundar na biografia de Greta Thunberg, os professores, cuidadores e adultos interessados em levar essa discussão para as crianças, é possível assistir ao documentário lançado pela revista Vice, “Make the world Greta again”, que consta a história de sua imersão no ativismo ambiental. Com pouco mais de 3o minutos, o filme está disponível no YouTube e traz entrevistas com diversos líderes estudantis que se destacaram por seu engajamento. Confira:

Leia mais:

19 livros infantis para formar adultos com consciência ambiental

Resumo

Que tal apresentar a história da ativista Greta Thunberg para as crianças por meio da literatura? Escrito por Zoë Tucker e ilustrado por Zoe Persico, o livro "Greta e os gigantes" é inspirado na luta de Thunberg para salvar o planeta.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail