Carregando...

Disponível online, filme ‘De Peito Aberto’ discute amamentação

O longa documental acabou de estrear no Videocamp, plataforma gratuita de democratização audiovisual
Filme "De peito aberto"
  • Publicado em: 06.08.2018
  • Atualização: 07.08.2018
da Redação

Livre demanda, amamentação prolongada, aleitamento livre de tabus sociais. Tudo isso ainda implica em grandes desafios para a maioria das mulheres no Brasil. Para retratar os pontos sensíveis da amamentação, surgiu o documentário “De Peito Aberto” – que divulgamos em 2015  – discute o tema a partir de múltiplos pontos de vida. A boa notícia é que ele acaba de estrear no Videocamp, plataforma gratuita de audiovisual.

Com direção de Graziela Mantoanelli e produção da Deusdará Filmes, o longa documenta o cotidiano de seis mães com diferentes realidades socioculturais. A partir deste cenário, o filme relata como as recomendações oficiais dos orgãos de saúde acontecem na prática, como por exemplo a orientação de aleitamento materno exclusivo até os seis meses.

Para a diretora, é urgente falar sobre a carga excessiva que recai sobre as mulheres, que, no Brasil, em sua maioria ainda não contam com o respaldo necessário para exercer seus direitos e os do bebê.

“Existem muitas exigências que massacram a mulher hoje em dia, e o verdadeiro apoio é escasso”

É o que defende Graziela. “Trabalhar em favor do aleitamento é trabalhar em favor da mulher e, consequentemente, da sociedade”, defende.

“As histórias desse documentário são permeada pelas belezas e dificuldades de maternar na  sociedade moderna, sobre arranjos sociais, políticas públicas, questões de gênero etc. É um filme com muitas camadas e esperamos que ele seja capaz de ajudar a transformar uma realidade tão dura para as mulheres”, diz Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

“O filme possibilita uma reflexão sobre o começo da vida. Uma fase essencial para a construção de relações e vínculos que deveria ser direito garantido a todos”

“De Peito Aberto” conta ainda com depoimentos de especialistas no tema e profissionais de saúde, educação e cultura, pontuando questões indiretamente ligadas à amamentação, como a posição da mulher no mercado de trabalho, as diversas configurações de família e aspectos políticos como os interesses privados por trás do desmame precoce.

“O ambiente do aleitamento é complexo. Há inúmeras armadilhas e interesses por trás do abandono precoce do aleitamento. Estamos concentrados naquilo que nos une: a luta pelo direito à amamentação, muitas vezes negado por uma legislação retrógrada ou por puro preconceito”, afirmam os criadores.

Assista ao teaser:

Para assistir ao filme, acesso a página do filme no Videocamp. Conheça também o site oficial do filme “De Peito Aberto”.

Leia também:

Amamentação: 13 matérias para te ajudar com a hora do tetê

Resumo

"Existem muitas exigências que massacram a mulher hoje em dia, e o verdadeiro apoio é escasso", defende a diretora do filme "De Peito Aberto", Graziela Mantoanelli.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp