Science Film Festival promove educação científica para crianças

On-line e gratuito, terceira edição do evento no Brasil estreia dia 15 de outubro
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 15.10.2021
da Redação

A ciência não é feita apenas de charadas e nomes em latim. Pela terceira vez no país, o Science Film Festival prova que questões científicas, tecnológicas e ambientais podem ser acessíveis e divertidas para crianças e adolescentes. Entre os dias 15 e 20 de outubro, o evento exibirá 37 filmes brasileiros e internacionais com o tema “Mais saúde, com ciência e conhecimento”.

Em 2021, o objetivo do festival é discutir saúde e bem-estar para o enfrentamento dos impactos e repercussões da covid-19 no mundo. Temas como ensino remoto, solidão, crise financeira e fake news são abordados em filmes que apresentam diversidade cultural. É o caso de “Os jovens e o corona”, da alemã Südwestrundfunk em cooperação com a emissora japonesa NHK, em que 16 jovens de oito países falam sobre desafios da pandemia.

A mostra também engaja o público infantil (a partir dos cinco anos) com alguns destaques inspirados no futuro do planeta, como “10 anos para mudar o mundo” e “Dente-de-leão: a pegada ecológica”, uma série alemã de comédia que trata de questões socioambientais por meio da história dos irmãos David e Kim.

Cinema e educação

Professores e educadores encontram no festival uma oportunidade de explorar o cinema como ferramenta educativa: o evento disponibiliza material didático exclusivo que relaciona cada vídeo a conteúdos escolares, além de tutoriais para professores e educadores sobre como aplicá-lo em sala de aula. Serão cinco lives formativas, transmitidas pelo canal comKids e na página do SFF Brasil, no Facebook.

Confira a programação das Jornadas da Ciência e Educação do SFF:

– Pós-pandemia: luto e transformações emocionais (22/10, 17h)
– Ciência e Sociedade (29/10, 17h)
– Tecnologia, Robótica e Espaço (05/11, 17h)
– O desafio de um mundo em mutação (12/11, 17h)
– O que os estudantes pensam sobre ciência? (19/11, 17h)

No Brasil, o Science Film Festival também realiza formações em escolas, auxiliando no planejamento educacional e nas práticas docentes. Para que isso aconteça de forma remota ou virtual, basta que as secretarias de educação entrem em contato com a equipe do festival.

A iniciativa é do Goethe-Institut, em parceria com o Midiativa, centro brasileiro de mídia, sem fins lucrativos, com foco em crianças e adolescentes. Para assistir de forma gratuita em casa ou para organizar cineclubes em sala de aula, é preciso se inscrever no site do evento, por meio de formulário on-line.

Resumo

O Science Film Festival apresenta 37 produções com o tema “Mais saúde, com ciência e conhecimento”. On-line e gratuito, o evento alia entretenimento a discussão de temas urgentes para a educação.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts