Carregando...

Pula fogueirinha! 10 festas juninas para levar as crianças em SP

Tem forró, maracatu, fogueira, e até quadrilha formada por palhaços. Confira uma seleção dos melhores arrasta pezinhos da cidade para curtir com as crias
Festas juninas Divulgação/Espaço de Leitura
  • Publicado em: 04.06.2019
  • Atualização: 17.06.2019
da Redação

O ano passou voando, e já chegou o mês de junho. Com ele, uma das festividades mais queridas do brasileiro, a festa a junina. Em São Paulo, as opções juninas (e julinas, afinal, festa boa vai até o inverno raiar) estão espalhadas pela cidade, e para a sorte das famílias, tem muitas alternativas bacanas para curtir com os pequenos.

Para facilitar a vida de quem tem filhos, sobrinhos, afilhados e afins, o Lunetas preparou uma seleção das melhores festanças para pular fogueira com as crianças. Tem festa junina na rua, no parque, no beco, no quintal e até com cardápio vegano, para todos os tipos de família. Priorizamos locais tranquilos, de fácil acesso, com entrada gratuita e valores acessíveis.

Selecionamos os passeios por data, para facilitar sua programação. Então, prepara a saia de chita, a camiseta xadrez e o chapéu de palha, que vem muita pipoca e quadrilha por aí.

Divulgação/EMEF Amorim Lima

Pipoca e algodão doce na festa junina da escola Amorim Lima.

  • 1 a 30 de junho – Festa junina vegana (sábados e domingos)

Já é tradicional a festança junina da Vegnice. Durante todos os fins de semana de junho, muitos quitutes juninos em versões sem lactose e sem produtos de origem animal, como bolho de milho, pamonha, canjica e arroz doce. Na programação cultural, tem adoção de pets, oficina de brinquedos folclóricos e pocket shows ao vivo. Clique aqui para saber mais.

  • 8 de junho – Arraiá na Praça Vitor Civita (sábado)

Com a promessa de muito forró e arrasta pé, a festança vai contar com comidas típicas, quadrilhas e grupos de baião ao vivo, como Rastapé, Trio Dona Zefa e Asa Branca. A entrada é gratuita, e os pequenos são bem-vindos, já que o espaço é tranquilo, arborizado e de fácil acesso de transporte público ou de carro. Clique aqui para saber mais.

  • 8 de junho – Festa junina da Fundação Julita (sábado)

O maior arraiá do Jardim São Luís vem aí, com comidas típicas juninas, brincadeiras tradicionais para as crianças, fogueira, forró ao vivo e até correio elegante. A entrada é gratuita. A proposta do evento é oferecer um espaço de integração familiar e comunitário. Clique aqui para saber mais. Clique aqui para saber mais.

  • 13 de junho – Festa junina do Espaço Cultural Circo do Asfalto (quinta-feira)

Pra quem não conhece essa festança junina tradicional do ABC paulistano, vale a oportunidade. Este ano, vai ter até um cortejo popular pela rua e uma quadrilha formada por palhaças e palhaços. No som, ritmos tradicionais brasileiros, como coco, maracatu, boi e ciranda. A entrada é gratuita, e os quitutes juninos serão compartilhados, é só levar um prato junino da sua escolha. Clique aqui para saber mais.

Divulgação/Espaço Cultural Circo do Asfalto

A Tradicional Festa Junina do Espaço Cultural Circo do Asfalto acontece no dia 13 de junho, de 18h até às 22h.

  • 15 de junho – Festa junina da Amorim Lima (sábado)

Todos os anos, professores, gestores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima se reúnem em uma tradicional festa junina. Este ano, as crianças vão apresentar danças típicas da cultura popular, como cacuriá, cavalo marinho e maculelê. Toda a comunidade é bem-vinda a participar e conhecer o espaço da escola, que estará de portas abertas. As comidas juninas ficam por conta da mobilização popular, e todos podem contribuir doando alimentos e materiais. Clique aqui para saber mais.

  • 15 de junho – Arraiá do Beco

Também tradicional no Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo, o Arraiá do Beco convida toda a comunidade para uma festança animada na rua. Na programação, tem música ao vivo com Escurinho do Acordeon, Trio Xote das Meninas e muito mais. Além, é claro, de muita quadrilha, comida e bebida. Clique aqui para saber mais.

  • 16 de junho – Festa junina do Centro Cultural Butantã

Depois de uma abertura superafetiva com almoço caipira, a festa junina do CCB, na zona oeste da cidade, promete muito forró, comidas juninas e, claro, quadrilha para esquentar o corpo no frio de junho. A entrada será uma contribuição consciente, a partir de R$ 2. Clique aqui para saber mais.

Divulgação

Quadrilha em grande estilo no arraial da Fundação Julita, na zona sul de São Paulo.

  • 29 de junho – Festa junina da Ocupação Nove de Julho

Nos dias 29 e 30, a Ocupação 9 de Julho se enfeita e prepara suas barracas para receber a todas e todos de portas abertas com muita força e alegria na luta diária por moradia e cidadania em São Paulo. Os quitutes ficarão por conta dos moradores, sob o comando do chef Tejinho. Na programação, muita música com artistas ainda a confirmar. Clique aqui para saber mais.

  • 30 de junho – Arraiá do Pé de Baraúna

Colaborativo e colorido, vem aí o Arraiá do Pé de Baraúna, um espaço de brincar pensado para receber os pequenos de braços abertor. Vai ter brincadeira tradicional, música, comida e dança. Para os adultos, bebidas alcoólicas serão vendidas à parte, como quentão, vinho quente e cerveja. Cada convidado pode trazer um prato junino – doce ou salgado – da sua escolha. A entrada é gratuita, e o horário é amigável para as crianças e famílias recém-nascidas, das 14h às 19h. Clique aqui para saber mais.

  • 30 de junho – Grande Arraiá do Espaço de Leitura

A tradicional festa junina do Espaço de Leitura acontece dia 30 de com brincadeiras juninas, lambe-lambe (participantes podem fazer uma foto de época), quadrilha para todas e todos participarem. Além disso, tem o Arraiá dos Miudins com muito forró, coco e boi do Bloquinho Gente Miúda. As crianças participantes das brincadeiras ganham de prenda um livro infantil da Editora Peirópolis. Clique aqui para saber mais.

Leia mais:

Arrasta-pezinho: 16 músicas de forró para crianças

Resumo

Da periferia ao centro, as melhores festanças juninas da cidade. Tem balancê para todos os gostos, com muito forró, fogueira e danças típicas, tudo para arrastar o pezinho com as crianças sem gastar muito dinheiro. Confira!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp