Ana Maria está na última fase do joguinho no celular, mas a bateria está acabando! Ela corre aflita pela casa procurando uma tomada para o carregador. Três por cento, 2%, 1% e ela encontra, mas já é tarde demais, o celular desliga. E agora? Ela vai ter de parar de brincar? Seu avô aparece com uma solução – uma não, infinitas! – e os dois vivem uma aventura surpreendente.
Recarregando as baterias! ecoa a pesquisa e o trabalho desenvolvidos pelo arte-educador Yuri da Silva Vasconcellos em prol da valorização das brincadeiras tradicionais na educação de crianças, jovens e adultos. Ao lado da professora de artes Ana Luiza Barbosa, ele fundou o Projeto Feito para Brincar, que desenvolve oficinas e capacitações sobre o brincar, suas origens e seu valor pedagógico, humano e como patrimônio cultural da sociedade.
O vídeo foi feito em animação 2D, com desenhos digitais e inserção de fotografias de quadros do artista Ivan Cruz, seu pai, que pinta e esculpe obras com o tema da infância e do brincar. Os maiores desafios da produção foram contar a história em apenas 2 minutos e fazer centenas de desenhos para criar algumas cenas quadro a quadro.
Sobre a participação na jornada Infâncias plurais, Yuri exalta que “foi um projeto que se mostrou maravilhoso em todas as etapas. Fiquei impressionado com todo o carinho, o respeito e o profissionalismo em relação à criança e à sua pluralidade”.
O autor espera que o vídeo, ao unir avô e neta para solucionar um problema, promova a ideia de que a alegria da infância está no encontro, na troca de experiências e, principalmente, em tudo mais que a imaginação desejar.