Emocionômetro: faça um termômetro de emoções para as crianças

Nomear o que se sente não é fácil nem para os adultos, imagine só para as crianças. Conheça a brincadeira que ajuda a reconhecer as emoções
Emocionômetro: o termômetro das emoções Reprodução/Criando com Apego
  • Publicado em: 22.09.2017
  • Atualização: 15.06.2018
da Redação

Ensinar as crianças a reconhecer, identificar, medir e regular seus sentimentos e emoções é algo fundamental para um bom desenvolvimento e para a educação emocional dos pequenos. Nesse sentido, construir um termômetro das emoções pode ser um excelente recurso.

Segundo informações do Criando com Apego, o livro espanhol “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas, traz um conto que apresenta os sentimentos e associa cada um deles a uma cor, facilitando sua assimilação – por exemplo, a alegria é relacionada ao amarelo, a tristeza com o azul, o vermelho com a raiva, o medo com o preto e a calma com o verde.

O livro não está disponível em português, mas é possível aproveitar os recursos disponíveis em um site da autora, e até mesmo inspirar-se para criar seus próprios cards ou atividades similares. O site indica também como fazer um termômetro das emoções junto com a criança. Veja a seguir as orientações:

Material

Fichas de emoções para colorir (clique aqui para acessar e imprimir); cartolinas coloridas; lápis de cor; pregadores de madeira; caneta preta; cola.

Como fazer?

Uma forma de fazer é separar cartolinas e, em cada uma, registrar uma emoção. Depois, pedir para que a criança descreva situações em que percebe esses sentimentos. Em seguida, com as fichas de emoções dos monstrinhos, peça à criança para relacionar cada emoção com cada monstrinho e colorir. Você pode deixar a criança escolher cada cor, mesmo que não correspondam àquelas estipuladas. Depois de coloridos, os desenhos podem ser relacionados aos sentimentos e presos com pregadores.

Conheça o ‘Emocionario’, o dicionário das emoções

‘Emocionario’: um dicionário para crianças lidarem com as emoções

Resumo

Com as dicas deste livro espanhol, você pode construir um termômetro de emoções que vai ajudar os pequenos a lidar com os próprios sentimentos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail