Representar pessoas com deficiência em animações e desenhos de maneira positiva e sem estereótipos permite que as crianças possam sonhar em ser o que quiserem
Em cartilha produzida pelo Lunetas e pela ilustradora Paloma Santos, pessoa com deficiência, sete personagens de desenhos e animações foram retratados com deficiência. É possível baixar e imprimir a cartilha para colorir os desenhos.
Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 17,9 milhões de brasileiros com deficiência, mas onde e como estão sendo representadas essas pessoas nos filmes, nas animações, nas novelas e em demais produtos de mídia que as crianças consomem?
Além da mera representação, a forma que pessoas com deficiência foram retratadas na mídia por muito tempo passou pelo conceito de superar situações ou de curar a deficiência, reforçando uma lógica capacitista que busca padronizar todos os corpos. Em algumas obras midiáticas famosas, a deficiência é retratada como algo terrível e tratada com chacota pela sociedade, como o personagem Quasimodo na adaptação do livro “O corcunda de Notre Dame”, realizada pela Disney em 1996.
Passados 26 anos de “O corcunda de Notre Dame”, hoje, as representações de personagens com deficiência estão em vias de mudança e buscam não suprimir a individualidade do personagem para defini-lo por sua deficiência. Um exemplo é o pescador Massimo Marcovaldo, da animação “Luca” (Pixar, 2021), que não possui o braço direito e vive uma vida normal com sua família. Embora haja progressos, a presença de personagens com deficiência ainda é reduzida. No universo Disney, os últimos personagens com deficiência foram Nemo e Dory em “Procurando Nemo”, animação de 2003.
Para celebrar os diferentes corpos que existem e retratar deficiências sem estigmas já na infância, o Lunetas convidou a ilustradora Paloma Santos, pessoa com deficiência, para desenhar sete representações de como alguns personagens seriam caso fossem pessoas com deficiência. Além dos desenhos coloridos, é possível baixar e imprimir as artes para colorir com lápis de cor, giz de cera, tintas ou o que mais a imaginação mandar!