Como seriam personagens infantis retratados com deficiência?

Representar pessoas com deficiência em animações e desenhos de maneira positiva e sem estereótipos permite que as crianças possam sonhar em ser o que quiserem

Da redação Publicado em 21.09.2022
Montagem com quatro personagens retratados com deficiência: Elsa (Frozen) em uma cadeira de rodas; Jasmine (Aladdin) utilizando muletas; Mirabel Madrigal (Encanto) utilizando uma bengala; e Peter Parker (Homem-Aranha) sem parte do braço esquerdo.
OUVIR

Resumo

Em cartilha produzida pelo Lunetas e pela ilustradora Paloma Santos, pessoa com deficiência, sete personagens de desenhos e animações foram retratados com deficiência. É possível baixar e imprimir a cartilha para colorir os desenhos.

Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 17,9 milhões de brasileiros com deficiência, mas onde e como estão sendo representadas essas pessoas nos filmes, nas animações, nas novelas e em demais produtos de mídia que as crianças consomem?

Além da mera representação, a forma que pessoas com deficiência foram retratadas na mídia por muito tempo passou pelo conceito de superar situações ou de curar a deficiência, reforçando uma lógica capacitista que busca padronizar todos os corpos. Em algumas obras midiáticas famosas, a deficiência é retratada como algo terrível e tratada com chacota pela sociedade, como o personagem Quasimodo na adaptação do livro “O corcunda de Notre Dame”, realizada pela Disney em 1996.

Passados 26 anos de “O corcunda de Notre Dame”, hoje, as representações de personagens com deficiência estão em vias de mudança e buscam não suprimir a individualidade do personagem para defini-lo por sua deficiência. Um exemplo é o pescador Massimo Marcovaldo, da animação “Luca” (Pixar, 2021), que não possui o braço direito e vive uma vida normal com sua família. Embora haja progressos, a presença de personagens com deficiência ainda é reduzida. No universo Disney, os últimos personagens com deficiência foram Nemo e Dory em “Procurando Nemo”, animação de 2003. 

Para celebrar os diferentes corpos que existem e retratar deficiências sem estigmas já na infância, o Lunetas convidou a ilustradora Paloma Santos, pessoa com deficiência, para desenhar sete representações de como alguns personagens seriam caso fossem pessoas com deficiência. Além dos desenhos coloridos, é possível baixar e imprimir as artes para colorir com lápis de cor, giz de cera, tintas ou o que mais a imaginação mandar!

 

Image

Paloma Santos

Luna - "O show da Luna!" | Para Luna, a Terra é um grande laboratório de curiosidades. Apaixonada por ciências, a garotinha realiza diversos experimentos no quintal de casa, na praia e onde mais ela puder investir imaginação para resolver suas dúvidas.

Image

Paloma Santos

Naruto Uzumaki - "Naruto" | Vivendo em um local onde todos o ignoravam, o pequeno Naruto cresceu focado em virar o líder da vila e ganhar o respeito de todos que residem por lá. Quantas aventuras serão necessárias para o jovem alcançar seu objetivo?

Image

Paloma Santos

Mirabel Madrigal - "Encanto" | Em um vilarejo onde todos possuem dons - alguns valorizados, outros não -, Mirabel saiu do esperado pela família ao não demonstrar nenhum poder especial conforme crescia. Como a filha mais nova dos Madrigal pode resolver essa questão e construir um caminho feliz apesar das diferenças?

Image

Paloma Santos

Bita - Mundo Bita | Caracterizado pelos cabelos ruivos, bigode e cartela, o Bita é responsável por guiar as crianças nas aventuras que acontecem no Mundo Bita, sempre cantando e conhecendo pessoas novas no caminho.

Image

Paloma Santos

Peter Parker - "Homem-aranha" | Mordido por uma aranha radioativa, o estudante Peter Parker vê sua vida mudar quando ganha uma série de poderes aracnídeos e passa a ser o herói do local onde mora. Mas grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

Image

Paloma Santos

Elsa - "Frozen" | Dona de poderes mágicos, Elsa foge por se sentir incompreendida pela família devido à magia que carrega. Anna, sua irmã, corre atrás dela para impedir que seus sentimentos negativos não transformem o reino em um inverno eterno.

Image

Paloma Santos

Jasmine - "Aladdin" | Princesa de Agrabah, cidade fictícia na Arábia, Jasmine não quer seguir o caminho de casamentos forçados idealizados por seus pais. Ela preza pela liberdade e por construir seus próprios caminhos.

Baixe aqui a versão das ilustrações para colorir com os pequenos

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS