Criativos da Escola desafia estudantes a transformarem o mundo

Crianças e adolescentes de todo o país estão convidados a cumprir missões transformadoras e concorrer a recompensas
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 18.08.2020
da Redação

Em sua sexta edição, o Desafio Criativos da Escola, do Instituto Alana, adapta sua jornada criativa aos obstáculos impostos pela pandemia e propõe uma série de missões para mobilizar estudantes de todo o país a se reconhecerem protagonistas das transformações que desejam ver no mundo. Convida então crianças e adolescentes a planejar uma ação coletiva para melhorar sua realidade e concorrer a uma premiação nacional, em um grande desafio de escola.

Quem pode participar

Estudantes que estejam no Ensino Fundamental I e II ou Ensino Médio de escolas públicas, privadas, organizações não governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entidade social, fundação ou instituto, entre outros, de todos os municípios do país. As equipes devem ser formadas por pelo menos três participantes e o responsável precisa ter acima de 21 anos. Veja mais informações do regulamento aqui.

Lançado em 18 de agosto, o Desafio 2020 está organizado em três etapas complementares, porém independentes – Fagulha, Chama e Premiação. 

Etapa individual – Fagulha

Nesta primeira etapa (de 18 de agosto a 4 de setembro), aqueles estudantes que cumprirem de três a quatro missões individuais ou que tiverem as produções mais populares na plataforma do Criativos poderão ganhar recompensas, como a possibilidade de participar de um bate-papo on-line com uma personalidade inspiradora. 

Etapa coletiva – Chama

A partir de 15 de setembro, tem início a etapa Chama, em que grupos de estudantes receberão subsídios para construir um plano de ação que tenha o objetivo de transformar a realidade em que vivem, concorrendo à premiação nacional, que selecionará os planos melhor estruturados e que evidenciem a empatia, a criatividade, o protagonismo e a colaboração das crianças e dos adolescentes, e não mais projetos finalizados, como em anos anteriores.

Premiação

Serão selecionados até 50 planos de ação e as equipes premiadas ganharão R$ 2 mil que poderão ser investidos para desenvolvê-lo. Mais informações serão divulgadas a partir de 8 de setembro. 

Sobre o Criativos da Escola

O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares deste projeto que busca estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades. Ao encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhece-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Resumo

Missões individuais e coletivas propostas pelo programa Criativos da Escola buscam inspirar estudantes brasileiros a repensarem sua realidade e serem protagonistas de importantes transformações no mundo.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail