Carregando...

Biblioteca Parque Villa-Lobos está entre as melhores do mundo

A BVL concorre com outras quatro bibliotecas - uma norte-americana, duas europeias e uma asiática - ao prêmio de melhor biblioteca do mundo da IFLA
Biblioteca Parque Villa-Lobos Divulgação/BVL
  • Publicado em: 06.07.2018

A Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (IFLA), que realiza o prêmio junto com a Systematic, anunciou essa semana as cinco finalistas do Prêmio Internacional de Biblioteca Pública do Ano de 2018. Localizada dentro do Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital paulista, a Biblioteca Parque Villa-Lobos, está entre elas. A notícia tem grande valor para a área do livro, especialmente da literatura infantil, pois a IFLA é considerada a mais importante entidade internacional da área.

O concurso, que visa mapear as melhores instituições públicas de acervo e leitura ao redor do mundo, recebeu inscrições de 19 países. Os critérios de avaliação levam em consideração questões diversas, como cultura local, sustentabilidade, desenvolvimento digital, experiência do usuário e atendimento às demandas dos visitantes.

Ao incluir a Biblioteca Villa-Lobos na lista das melhores do mundo, o júri destacou o ambiente iluminado, amplo e democrático do espaço, e a classificou como uma biblioteca ativa, cuja própria arquitetura favorece a experiência do leitor, além de estimular e facilitar a realização de atividades de múltiplas naturezas.

Também integram a lista das cinco melhores do mundo as bibliotecas Austin Central Library, dos Estados Unidos, a KopGroep Bibliotheken, da Holanda, a norueguesa Deichman Biblio Toyen, e a Biblioteca Regional de Tampines, em Cingapura. Cada uma foi incluída devido a uma contribuição ou atuação específica, como o estímulo à cultura local, acesso, arquitetura, entre outros fatores.

A vencedora ganhará um prêmio de U$ 5 mil, e será anunciada no dia 28 de agosto, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a Reunião Anual da IFLA. O resultado final sairá em agosto. Enquanto torcemos, vale a pena se inspirar para levar as crianças neste espaço incrível e público de acesso ao livro e à leitura. Espia as fotos do espaço:

 

A Biblioteca Villa-Lobos promove diversas atividades para os pequenos e pequeninos, como mediação de leitura, contações de histórias, atividades lúdicas e sensoriais, cinema, música, teatro, saraus e até yoga. O destaque vai para o projeto “Lê no Ninho”, que aconece todos os sábados e domingos, às 10h30, uma programação especialmente pensada para os bebês e o estímulo à leitura na primeiríssima infância. Assista ao vídeo para ter um gostinho de como é:

Lê no Ninho todo sábado e domingo às 10h30. Participe!

Posted by Biblioteca Parque Villa-Lobos on Saturday, March 17, 2018

Conheça mais lugares incríveis para ler em São Paulo

‘Um bom lugar pra ler um livro’? 17 espaços para fugir do óbvio

Resumo

A Biblioteca Parque Villa Lobos concorre com outras quatro bibliotecas - uma norte-americana, duas europeias, e uma asiática - ao prêmio de melhor biblioteca do mundo da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (IFLA).
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp