Cuidando de quem cuida: receitas de escalda-pés para reenergizar

O escalda-pés oferece um tempo de silêncio, tranquilidade e equilíbrio por meio das propriedades terapêuticas das ervas, flores, sais e cristais
iStock/iStock
  • Publicado em: 03.07.2017
da Redação

A mãe que está há meses sem dormir uma noite inteira por conta da amamentação, o pai que está cheio de olheiras pelas noites em claro, a doula que só precisa de um descanso merecido depois de acompanhar um parto, os professores que chegam em casa exaustos após uma jornada infinita de trabalho, a babá que passa mais tempo com o filho dos outros do que com os seus próprios. Quem é que não precisa de um cuidado e um carinho no fim do dia?

Em um contexto de cuidados compartilhados com o bebê, o período do pós-parto é um desafio: privação do sono, dores nas costas, desgaste emocional. Então, cuidar do corpo é fundamental para dar conta de tudo de todas as demandas que uma criança traz, seja você a mãe, o pai ou cuidador.

Pensando nisso, o site Não me Chamo Mãe publicou uma inspiração valiosa para passar por essa fase sem maltratar a saúde do corpo e nem a da mente: escalda-pés com ervas medicinais.

Para quem não conhece, trata-se de um banho terapêtico para os pés que relaxa todo o corpo e contribui também para um maior equilíbrio mental para seguir com as tarefas do dia a dia com as crias.

Para que serve?

A cultura do banho é milenar, praticada desde a Grécia e Roma Antiga, nos banhos públicos, que promoviam encontros sobre temas políticos e sociais. Além de serem um ritual de purificação e conexão com a essência do corpo e da alma, os banhos terapêuticos eliminam toxinas através da pele. O escalda pés é indicado para tratar stress, nervosismo, micoses, dores nas pernas, cansaço, frieiras, problemas de circulação, calos, gripes, resfriados, insônia e muitos outros males. São muitas as flores e ervas que podem servir de matéria-prima, basta escolher a que mais te agrada ou corresponde com o benefício que você busca, como camomila, lavanda, alecrim, erva doce, entre outras.

Quem ensina como fazer é a aromaterapeuta, professora e mãe Fernanda Telles.

“Minha ideia é ajudar todas vocês a criarem seu próprio templo sagrado de conexão com a natureza e com a sua essência mais íntegra, visceral, cíclica e instintiva. Vamos juntas criar um ritual de beleza nesse inverno, passaremos pelos dias mais frios do ano e nós mulheres merecemos estar bem cuidadas e usufruindo do conforto inspirador da energia do inverno”, diz a especialista.

“É tempo de silenciar um pouco mais do mundo exterior e olhar para dentro para ouvir o batuque do nosso coração e da nossa natureza feminina”

Siga o passo o passo

  1. Para produzir um sachê de escaldas-pés você vai precisar cortar um pedaço quadrado de tecido de algodão cru ou voal.
  2. No meio do tecido coloque 1 colher de sopa de cada erva que escolheu dentre 5 tipos de plantas de sua preferência.
  3. Despeje em cima das ervas 1 colher de sopa de sal grosso;
  4. Por cima do sal grosso coloque 1 colher de chá de óleo vegetal e 7 gotas de óleos essenciais de sua preferência, escolha de 1 a 3 tipos de óleos essenciais para compor a sinergia do seu escalda-pés;
  5. Amarre o escalda-pés com um sisal ou barbante;
  6. O sachê deve ficar parecido com o tamanho de uma bola de tênis.

Depois, escolha um balde ou bacia onde possa acomodar os pés até a panturrilha, encha com água quente e coloque o sachê dentro da água. A dica da Fernanda Telles é complementar o ritual com outros elementos relaxantes para potencializar ainda mais o seu efeito.

“Você pode colocar um cristal do poder dentro da bacia do escalda-pés, compor o ambiente com velas, uma música gostosa e tomar um chá bem quentinho”.

Também é possível preparar escalda-pés com cristais, sal grosso, óleos essenciais aromáticos e terapêuticos, como capim limão, que é indicado como harmonizador e para relaxar a mente cansada e lavanda, usado como calmante natural.

Para conferir uma listinha completa com as propriedades de cada óleo, acesse a publicação do Não me Chamo Mãe.

Resumo

Os banhos terapêuticos nos pés, chamados escalda-pés, são práticas milenares que ajudam o corpo a eliminar toxinas, além de proporcionar um tempo de relaxamento e equilíbrio mental.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail