Aprenda a fazer banhos sensoriais de ervas para relaxar os bebês

Nem todo banho do bebê precisa ser com xampu e sabonete

Da redação Publicado em 21.02.2017
Banhos sensoriais: foto de um bebê, de pele clara, que está sorrindo.
OUVIR

Resumo

Camomila, erva doce e até aveia podem ser usadas para criar um banho sensorial para os bebês, uma experiência cheia de aromas, texturas e novas descobertas.

O banho do bebê não é só uma rotina de higiene, mas também uma rotina de afeto e fortalecimento dos vínculos familiares. Por isso, nem só de shampoos e cremes precisa ser feito esse momento. O site Mães de Peito, mantido pela jornalista Giovanna Balogh, dá uma dica valiosa para enriquecer a prática: os banhos sensoriais terapêuticos. No lugar dos produtos convencionais, entra um mix de ervas de função tranquilizante, como camomila, erva doce e até aveia.

Duas fotos estão lado a lado. À esquerda, uma mesa tem potes com presença de sal e creme, além de plantas. Já à direita, um bebê está com parte do corpo submersa em uma banheira.
O banho pode se tornar uma brincadeira sensorial e relaxante para os bebês, cheia de aromas, texturas e novas descobertas

Em entrevista ao Mães de Peito, a doula Priscila Castanho ressalta que os banhos terapêuticos podem ser ótimas alternativas principalmente com os bebês de mais três meses de vida, quando as ervas podem ser colocadas diretamente na água quente para criar um ambiente sensorial de descobertas de texturas e aromas.

Priscila explica que a camomila, por exemplo, para ajudar a curar as brotoejas causadas pelo calor. A maioria das ervas pode ser utilizada nos banhos, explica a doula, que só não recomenda o alecrim por conta de sua função estimulante, ótimo para preparar escalda pés relaxantes para a mãe. Clique aqui para ler a matéria completa e se inspirar para criar o banho sensorial que mais se adequa às suas preferências e necessidades.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS