"Música, linguagem da vida" é o tema da quinta edição da Ciranda de Filmes
O ensino musical é pauta destes sete filmes que serão exibidos gratuitamente na Ciranda de Filmes. Programe-se para assistir!
Entre os dias 23 a 26 de maio, acontece a 5ª Ciranda de Filmes no Espaço Itaú de Cinema Augusta, região central da cidade de São Paulo. Com o tema “Música, linguagem da vida”, a educação musical que estará em pauta na mostra trará o ensino da escuta, da musicalidade que permite ouvirmos os aspectos da experimentação. Além do conhecimento de nossa língua, de nossos costumes, das diversas histórias e realidades dos Brasis, cantando a inserção da criança no mundo.
Nessa toada, a Ciranda fez uma curadoria de filmes que tratam do tema ensino musical.
De forma sutil e poética, a diretora Laís Bodanzky conduz o olhar do espectador por ruas e becos sonoros, onde caminham passos que parecem divergir da própria realidade. Mas esses caminhos, certo dia, não serão mais os mesmos…
A música invadiu as ruas e vielas e entrou pela janela das casas, dando cor e melodia a uma rotina, outrora tão opaca, na pequena cidade de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro. Desde que se iniciou o projeto Música nas escolas, promovido pela prefeitura da cidade, Barra Mansa nunca mais foi a mesma. Dirigido por Kátia Lund e produzido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, o filme “Pare, olhe, escute” mostra, com sensibilidade, a rotina de jovens músicos ao realizarem o sonho de sair em turnê com a orquestra da cidade, acompanhada da pianista Simone Leitão, pelas principais salas de música do país.
Este documentário de observação acompanha um ano na vida de dois professores inspiradores da Headfort, a única escola de internato na Irlanda. Situada em um imóvel do século XVIII, “School life” abarca tradição e modernidade. Para John, o rock é apenas mais uma matéria ao lado de matemática, literatura e latim, ensinados de forma colaborativa e muitas vezes hilária. Para sua esposa Amanda, o livro é a chave para a conexão com as crianças, e ela usa de todas as maneiras para capturar as mentes jovens. Por quase meio século esses dois formaram milhares de mentes, mas agora lidam com ameaças antes impensáveis: o que a aposentadoria significaria para eles? O que seria capaz de mantê-los jovens se eles fossem embora da escola?
Ambientado em 1991, segue a história de uma menina que se muda para uma nova escola primária e logo se torna membro do coro premiado da instituição.
O curta, que integra o longa “Sementes do nosso quintal”, acompanha de perto situações, experimentações e vivências coletivas da sonosfera e musicalidade que permeiam o espaço e o cotidiano da escola Te-Arte, em São Paulo.
Esteban é um garoto de 9 anos que acidentalmente descobre seu talento inato para a música. Apesar das dificuldades para alcançar o sonho de se tornar músico, sua perseverança transformará seu mundo e o daqueles que o cercam.
O filme acompanha crianças e adolescentes de diferentes origens, a partir de suas vidas às vezes difíceis e confusas, algumas vezes engraçadas e ocasionalmente amargas. Todos eles participam do programa de educação musical (Superar), onde eles se desenvolvem e se tornam pessoas confiantes que aprendem sobre seus potenciais ocultos pelo poder da música.
Leia mais
Comunicar erro