Cantos e contos: contação de histórias para crianças

Júlia Luiza/Arte Lunetas
  • Publicado em: 03.09.2021
da Redação

Que tal ouvir uma história diferente todo dia? As artistas Giovanna Paixão e Luana Caroline formam a dupla Fanfarrosas e, juntas, iniciam um ciclo de contação de histórias. Na temporada “Cantos e contos”, de 8 a 24 de setembro, dez histórias diversas – tanto originais quanto releituras de contos populares -, chegam para entreter as crianças com muita poesia, sensibilidade e diversão.

Parte do projeto Bibliotecas Online 2021, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, toda a programação é virtual e gratuita, acontecendo na página do Facebook da dupla e em páginas de diversas bibliotecas espalhadas pela capital paulistana.

Em um trabalho que une música, técnicas circenses, palhaçaria, confecção de instrumentos com materiais recicláveis e bonecos, as Fanfarrosas trazem para o universo infantil temas como as fases de desenvolvimento da criança, a urgência da preservação do meio ambiente e sabedorias ancestrais.

Confira a programação da temporada “Cantos e contos”!

  • 8 de setembro (quarta), às 18h

Casa Cheia
O elefante, a girafa e o jacaré decidem se mudar para o centro da cidade. Mas como encontrar um lugar com espaço para o pescoço da girafa, os afiados dentes do jacaré ou as grandes orelhas do elefante?
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Monteiro Lobato

  • 9 de setembro (quinta), às 18h

Yeyê, sereia do mar
Uma sereia conhece um pescador que ainda não sabe a importância de respeitar a terra e os mares. Inspirado na lenda iorubá sobre Iemanjá e a criação das ondas do mar, o conto fala sobre a importância da preservação ambiental, respeito e amizade.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Pública Belmonte

  • 10 de setembro (sexta), às 18h

Zé das Tantas, e suas tantas histórias
Em uma conversa de praça, Zé das Tantas conta suas lembranças de quando era um menino que brincava de pião e adorava comemorar as festas de São João. Cantando música e prosa, Zé encanta, e quem conhece aprova!
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Castro Alves

  • 14 de setembro (terça), às 18h

Ovosemente
Dude é um ser que está sendo criado e vai nascer de algum lugar. Mas que lugar é esse? Um ovo, semente ou a barriga de alguém? Inspirado na história “Flora”, de Bartolomeu Campos de Queirós, o conto explora sons, cheiros e sensações da origem da vida.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Chácara do Castelo

  • 15 de setembro (quarta), às 18h

O aiai do jacaré
Jacaroldo chorava por sofrer de dor de dente. Seus amigos da floresta tentaram ajudar, mas nada resolvia. Inspirado no livro “E o dente ainda doía”, o conto fala da importância da amizade e uma fase do desenvolvimento da criança, que é dolorida, mas passageira.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Helena Silveira

  • 16 de setembro (quinta), às 18h

Festa na lagoa
O Peixe de Boa resolve dar uma festa de aniversário à fantasia convidando apenas os animais que sabem nadar. Seu vizinho Macaco Caco, é cheio de artimanhas e acaba inventando falsas promessas, criando uma baita confusão para ir à festa.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Malba Tahan

  • 21 de setembro (terça), às 18h

A sementinha viajeira
A sementinha Fifi cresceu e já não cabe mais no vaso em que vive. Apesar do medo de ficar sozinha, ela deseja expandir suas raízes e ser replantada na beira do rio. Com a ajuda de seu amigo Gato, bolam um plano para realizar esse sonho. Uma história que fala sobre vontades e desapegos, de forma leve, lúdica e sensível.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Marcos Rey

  • 22 de setembro (quarta), às 18h

Histórias de pássarin para pássarin ouvir
Do canto do Uirapuru que silencia a mata até a triste melodia do cantar do Assum Preto, um compilado de poemas, músicas e lendas da cultura popular brasileira que falam de passarinhos para pequenos passarinhos ouvirem.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

  • 23 de setembro (quinta), às 18h

O que que a Kika qué?
Kika é uma colherzinha de pau que não quer comer nada. Mas são tantas cores e sabores que podem nos dar energia para brincar até o fim do dia. Um conto sobre a importância de comer bem para brincar bem.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Prefeito Prestes Maia

  • 24 de setembro (sexta), às 18h

O macaco e o espantalho
Seu Ermilho, o espantalho, vivia sozinho e triste no campo de trigo. O macaco Saruê vivia cansado da agitação de todo dia. Daí surge uma grande amizade, demonstrando como juntos podemos criar novas formas de ser.
Onde assistir: Página do Facebook das Fanfarrosas e Biblioteca Pública Amadeu Amaral

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail