Câncer infantil: cartilha traz instruções de tratamento e cuidado

Profissionais elaboram documento para acolher as principais dúvidas de pais e cuidadores sobre o tratamento de câncer enfrentado por crianças e adolescentes
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 30.11.2020
da Redação

Para acolher as principais dúvidas e anseios de famílias de pequenos pacientes que estão passando pelo tratamento de câncer infantil, a segunda edição da “Cartilha para Cuidadores de Crianças e Adolescentes com Câncer” foi construída por um time multiprofissional (médicos, enfermeiras, dentistas, assistentes sociais e psicólogas) para olhar a saúde de forma integral e prestar apoio assim que o diagnóstico é confirmado. 

A publicação pretende incluir os familiares na construção desta rede de cuidado que precisa ir além dos hospitais e encontrar o tratamento mais adequado possível, afinal o acesso a um tratamento de qualidade é um dos principais fatores para garantir a essas crianças um bom índice de cura. 

Divulgação

Ilustração da “Cartilha para cuidadores de Crianças e Adolescentes com Câncer” com dicas sobre o sono e alterações de humor em pacientes em tratamento de câncer

Além de orientações sobre a saúde e a rotina de cuidados, o que inclui informações sobre medicação, principais exames e procedimentos clínicos, esta nova edição reforça a importância do uso de máscaras e da higienização das mãos, traz dicas para uma alimentação saudável, incentiva a manutenção de atividades diárias e a relevância do brincar e da escola no cotidiano, além de esclarecer quais são os direitos sociais dessas crianças e adolescentes com câncer. No fim dos capítulos, os cuidadores encontram respostas às perguntas mais comuns sobre cada tema.

A publicação foi elaborada em colaboração entre o Instituto Desiderata, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) e Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e é distribuída gratuitamente nestes hospitais. Também é possível baixar a versão on-line do documento aqui.

Resumo

Cartilha elaborada por uma equipe multiprofissional visa acolher as principais dúvidas de familiares de crianças e adolescentes em tratamento de câncer e formar uma rede de cuidado mais ampla e mais forte.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail