A caixa pode ser confeccionada em família e ser guardada em um canto específico da casa ou da sala de aula
Como apoiar as crianças para lidarem seus rompantes de raiva? A psicóloga espanhola Marina Martín tem uma ideia: usar a caixa da raiva.
Ensinar uma criança a lidar com seus momentos de raiva pode ser um dos maiores desafios para os pais. Afinal, como manter a calma e mostrar ao pequeno que ele não deve sufocar o sentimento, mas acolhê-lo e encará-lo de frente, sem prejudicar os outros? A psicóloga espanhola Marina Martín tem uma ideia: usar um recurso chamado “caixa da raiva”.
Um artigo no site Criando com Apego conta que Marina se inspirou no livro “Vaya Rabieta”, de Mireille d’Allancé, para criar o instrumento. Na história, o menininho Roberto é consumido pela raiva depois que seus pais lhe dão uma bronca. De dentro dele, sai um monstro enorme, capaz de dominar o menino, jogar seus livros e brinquedos longe e desfazer sua cama. No entanto, quando se dá conta do que aconteceu, ele consegue colocar tudo em seu lugar – ao passo que a raiva se torna cada vez menor, até que pode ser guardada em uma caixa.
A partir dessa história, Marina sugere que os pais convidem os filhos a desenharem quando estiverem com raiva ou ira. Assim, é possível colocar para fora a angústia. De acordo com o artigo, inicialmente, as crianças devem imprimir no papel traços fortes, que vão ficando mais fraquinhos a medida que o pequeno se acalma.
Por fim, o desenho deve ser amassado e colocado dentro de uma caixa fechada destinada a isso. A caixa pode ser confeccionada em família e ser guardada em um canto específico da casa ou da sala de aula.
Leia mais
Comunicar erro