Cai cai balão! 15 festas juninas infantis para levar as crias

Pipoca, cuscuz, fogueira, correio elegante, brincadeiras, quadrilha. Como não amar? Anote na agenda as festanças juninas infantis mais imperdíveis da cidade

Da redação Publicado em 04.06.2018
Um casal de mãos dadas vestido à caráter com trajes juninos dançam em uma quadrilha

Resumo

Pula fogueira, iá iá! Prepare a saia de chita e a camisa xadrez para cair no balancê junino com as crias. Tem festa vegana, no parque, no quintal, com música ao vivo, sarau junino e até atividade junina para bebês na barriga.

Junho chegou, e quem está com aquela preguicinha de sair de casa por conta do frio, tem um bom motivo para mudar de ideia: as festas juninas. Para a sorte dos paulistanos, a cidade não economiza opções para todos os gostos e bolsos, e recebe programações juninas a perder de vista em todas as regiões.

Mas, para quem tem crianças, é preciso considerar questões específicas antes de programar os festejos de São João, como localização, valor, proximidade de transporte público, e o próprio perfil da festa, que se for muito lotada ou agitada, pode dificultar a logística com as crias.

Pensando em facilitar a vida de mães, pais e cuidadores, o Lunetas fez uma lista das melhores festinhas juninas de São Paulo para levar as crianças. Tem festa vegana, no parque, no quintal, com música ao vivo, sarau junino e até atividade junina para bebês na barriga, tudo organizado por ordem data e público-alvo para ninguém se perder no calendário. Então, anota aí e escolha qual delas combina melhor com a sua família. O que importa é não deixar de pular fogueira.

Image

Divulgação/Casa Cuore

Uma festança junina no quintal, especialmente pensada para a primeira infância. Vai ser assim o arraial da Casa Cuore, no Butantã.

Para as crianças – e a família toda

De 1 de junho até 1º de julho, das 12h às 21h – Festa Junina Vegana da Vegnice. Gratuito

Quitutes juninos e veganos da melhor qualidade estarão à disposição do público na festa de São João da Vegnice, que acontecerá em todos os fins de semana de junho. Vai ter música ao vivo no jardim, espaço kids e feirinha de adoção de pets. Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 186, Vila Mariana

De 9 de junho a 1º de julho (sábados e domingos), das 13h às 22h – “São João de Nóis Tudim”, no Centro de Tradições Nordestinas. Gratuito

Para quem quer curtir um arraial bem pertinho das raízes tradicionais brasileiras, a opção é essa. O CTN realiza seus tradicionais festejos juninos todo ano, com muitas brincadeiras para os pequenos, música e comidas típicas juninas do cardápio nordestino para aproveitar com a família toda. O arraial deste ano vai contar com uma homenagem aos santos juninos, São Pedro, São João e Santo Antonio. A entrada é gratuita. Confirme sua presença no evento oficial do São João de Nóis Tudim. Rua Jacofer, 615, Limão.

9 a 15 de junho, às 10h – Festa Junina da Chácara Jockey. Gratuito

A terceira edição da Festa Julina do Bairro do Ferreira no Parque do Jockey é realizada este ano em dois finais de semana, nos dias 9 e 10 de junho, e 14 e 15 de julho, pela Associação de Artesãos e Gastronomia do Bairro do Ferreira – A.A.G.B.F, com apoio da AMM Eventos. A Associação tem como missão gerar renda a comunidade carente do bairro, além de fomentar e promover o Artesanato regional. Este ano, a programação está com uma grade de músicas típicas e atuais, artesanatos, brincadeiras e gastronomia, além de todo o espaço do parque para os pequenos brincarem. A entrada e o evento é gratuito e para a família toda. Av. Prof. Francisco Morato, 5257, Vila Sonia.

9 de junho, das 14h às 20h – Festa junina da Fundação Julita. Gratuito

A ONG Fundação Julita, que trabalha há mais de 60 anos em prol de crianças em vulnerabilidade social, convida para o seu tradicional arraial. Mais uma festança junina com tudo o que se tem direito: comidas típicas (com preços bem acessíveis), brincadeiras, quadrilha, fogueira, correio elegante, bingo e uma banda de forró tocando ao vivo os clássicos do baião. A entrada é gratuita. Rua Nova do Tuparoquera, 249, Jardim São Luís.

9 de junho, das 9h às 13h – Festa junina do Cadê Bebê. Valor: $30

Jogos, comidas típicas, correio elegante, pescaria, prisão, pintura no rosto, banda ao vivo para dançar quadrilha, prendas e muito mais. Confirme sua presença no evento oficial no Facebook, e convide os amigos. O Cadê Bebê é um espaço de convivência lúdico e educativo para toda a família, desde a gestação até os 6 anos de idade. Rua Emanuel Kant, 175, Itaim Bibi.

9 a 30 de junho, das 18h às 00h – Festa Junina da Paróquia San Gennaro. Gratuito

Bem no estilo quermesse familiar de bairro, a Paróquia San Gennaro realiza todo ano sua grande festa junina beneficente. Nas noites de sábado, com entrada gratuita, você pode experimentar as deliciosas comidas e bebidas típicas e se divertir com brincadeiras, quadrilha e shows ao vivo. Boa opção para quem procura uma festa em local fechado na zona leste e com comidas e bebidas baratinhas, com um toque de cozinha de vó. Rua da Moóca, 950, Moóca.

10 de junho (domingo), das 10h às 18h – Arraiá da Casa Cuore. R$ 10

No próximo domingo, acontece a 5ª edição do encontro bimestral “Crianças do Cuore”, realizado pela Casa Cuore, espaço de coworking familiar no Butantã. Nessa edição junina, tem contação de histórias da vovó, brincadeiras, oficinas, música ao vivo, quadrilha para dançar com as crianças e muito mais.  A entrada vai custar R$ 10.  Rua Miragaia, 432, Butantã.

  • 11h: Vivência de tintas naturais, com Taciana Borba, do Brasil no fio
  • 12h às 14h20: Almoço + Espaço de Livre Brincar + brincadeiras juninas + roda de leitura com Livros e artigos infantis L.A.I sementinhas
  • 14h20: Brincadeiras Populares, com Brasil no fio
  • 15h: Ludidança – ritmos do ciclo junino – com Andrea Soares, do Núcleo Pé de Zamba
  • 16h: Contação de Histórias Saberes da vovó, com Célia Gomes e Maurício Maas
  • 17h: Forró junino para toda a família, conduzido por Andrea Soares e Maurício Maas (para as mamães, papais, dindas e dindos que quiserem trazer compor junto na brincadeira, instrumentos serão bem-vindos)

13 de junho (quarta-feira), das 18h às 22h – Festa Junina do Espaço Cultural Circo do Asfalto. Gratuito

A festança, construída em conjunto com adultos e crianças do bairro Jardim Bom Pastor, em Santo André, terá quadrilha de palhaços e um grupo de Samba de Coco de Goiás, formado só por mulheres, o Cocada Coral. O grupo tem em seu repertório músicas autorais, com arranjos próprios e influência das expressões tradicionais populares. Para a festa junina, elas farão um show com um repertório composto por maracatu, boi, coco, ciranda, e inspirado em grandes mestres da cultura popular brasileira.  A entrada é gratuita, e haverá uma grande mesa com comidas típicas de festas juninas que serão compartilhadas. Os interessados em participar são convidados a trazer algum tipo de alimento típico a seu gosto, para também ser compartilhado. Rua Sebastião Pedroso, 27, Jardim Bom Pastor, Sandro André.

Image

Divulgação/Espaço Cultural Circo do Asfalto

Em Santo André, o Espaço Cultural Circo do Asfalto mantém um espaço independente, onde recebe artistas, ensaios e programação para toda a família.

16 de junho, das 16h às 23h – Arraiá do Beco. Gratuito

Festinha na rua, com uma mistura de tudo um pouco: tem forró de serra com o Trio Lua-ná, bingo, barraquinhas de doces e salgados juninos, pescaria para as crianças, e uma quadrilha aberta ao público. Quem passar por lá, vai poder tirar foto com o Lampião e a Maria Bonita. Todo a renda arrecadada com a festa será revertida para as ações culturais e educacionais do Beco. O Bloco do Beco é uma Associação Cultural sem fins lucrativos que atua desde 2002 no Jardim Ibirapuera, na zona sul. Disponibiliza cursos e atividades para crianças e adolescentes da comunidade, como aulas de música, percussão, dança, teatro, vídeo, capoeira entre outras. 

24 de junho (domingo), das 14 às 19h – Grande Arraiá do Espaço de Leitura

Um dos espaços mais queridos de São Paulo pelas famílias com crianças, o Espaço de Leitura, que funciona dentro do Parque da Água Branca, vai fazer o seu balancê junino no dia 24 de junho. Para esta festa junina, que já se tornou tradicional, todos estão convidados a participar das brincadeiras juninas, do correio elegante, do Sarau Supersônico, da quadrilha e do grande baile com a Cia Cabelo de Maria. As crianças participantes das brincadeiras ganham um livro infantil da Editora Peirópolis. O cantador de histórias Ricardo Dutra abre a programação do mês de junho com “Forró do Boi”, uma versão do Auto do Boi que está sempre presente no ciclo das festas desta época em diversas regiões brasileiras. A entrada é gratuita. Espia a programação completa da festança abaixo. Avenida Francisco Matarazzo, 455, Perdizes.

  • 14h: Brincadeiras juninas, com equipe do Espaço de Leitura

Participe das brincadeiras típicas das festas juninas: pescaria, cadeia, argolas, dança da laranja, corrida do ovo, entre outras. A prenda é um livro da Editora Peirópolis. Atividade para crianças e adultos.

  • 15h: “Supersônico”, o Sarau do Espaço de Leitura, com palhaço Adão e Tati Fraga

O microfone e o palco do Espaço de Leitura estão abertos para toda manifestação artística que crianças e adultos da plateia quiserem apresentar. Poema, história, música, dança, performance, a proposta é que o público expresse seu lado artista. O Palhaço Adão e Tati Fraga conduzem as apresentações, intercalando com quadros de interação como Aquecimento do verbo do corpo e arremesso de poesias. É só chegar e botar a boca no trombone. Atividade para crianças e adultos.

  • 16h30: Quadrilha aberta, com a equipe e o público do Espaço de Leitura

A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França e da Inglaterra. Foi introduzida do Rio de Janeiro pelos membros da elite imperial por volta dos anos 1820. A quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da corte. Com o passar do tempo, foi saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares e sua coreografia aristocrática ganhou novas características e nomes regionais. Atividade para crianças e adultos.

  • 17h30: São João do Carneirinho, com Cia Cabelo de Maria

“São João do Carneirinho” é um espetáculo interativo, e o próprio repertório já se encarrega de colocar movimentos nos quadris da plateia. Buscamos um repertório cheio de diversão onde o público é convidado a participar cantando e fazendo várias brincadeiras. O grupo faz uma celebração do período junino, quando se agradecem as colheitas realizadas e se acendem as fogueiras fazendo pedidos para o próximo ano. Coco, xote, baião, marchinhas, formam a riqueza e a variedade de ritmos em “São João do Carneirinho”. Uma homenagem a Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião, que completa este ano o seu centenário de nascimento e que tantas canções de São João compôs. Atividade para crianças e adultos.

Image

Divulgação/Espaço de Leitura

Na festança junina do Espaço de Leitura, tem brincadeiras típicas, quadrilha e, claro, muitos livros.

26 e 30 de junho, das 17h30 às 18h30 – Arraial Materno, no Sesc Campo Limpo. Gratuito

O Arraial do Música Materna é um show brincante feito para celebrar toda a alegria das festas juninas com suas danças, músicas e brincadeiras de várias regiões do Brasil. Os bonecos Janjão e Sá Maroquinha entram pra brincadeira apresentando as cirandas, os xotes, xaxados, dança da saia e a grande quadrilha, envolvendo crianças e adultos no ritmo matuto das tradicionais festas juninas. Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo.

30 de junho (sábado), das 18h às 22h – Arraial vegano do ArboreSer. Gratuito

A festa tradicional do ArboreSer, que acontece na chamada “florestinha urbana” do espaço, na zona norte da cidade, vai ter deliciosas comidas típicas veganas, Bingo Agroecológico com prendas produtivas, e o sanfoneiro João Ivo arrasando na sua sanfona mágica para todo mundo mexer o corpinho ao som de músicas juninas. “Vamos celebrar a vida, a natureza, a biodiversidade, o alimento, a cidade, o campo”, diz a descrição do evento. Rua Sebastião de Freitas, 561 – Vila Constança.

30 de junho, das 14h às 19h, Arraiá do Pé de Baraúna. Gratuito

O espaço brincante Pé de Baraúna, no Butantã, convida para o seu arraial anual. Vai ter pipoca, quentão e muita música. Vai ter brincadeira pras crianças e belos encontros. O evento é de entrada gratuita, incluindo as oficinas, mas nossas barraquinhas de prendas e comes e bebes tem preços pra podermos custear os gastos. Vai ter dança afro, vai ter SapéCapoeira, vai ter forró da Cia. Lira dos Anjos e muito mais. Rua Des. Teodomiro Dias, 26, Conjunto Residencial Butantã.

30 de junho a 9 de julho – Festa junina do Parque da Água Branca

Um dos cartões postais da cidade, o Parque da Água Branca é um espaço muito bacana para aproveitar o fim de semana com as crias. Tem lago, pista de cavalos, parquinho, animais como pavões e galinhas, e barraquinhas de comida, além do Espaço de Leitura, projeto de incentivo à literatura infantil que funciona dentro do parque. A tradicional festa junina conta com brincadeiras, bazar, tendas místicas, músicas e comidas típicas e diversão para toda a família. Avenida Francisco Matarazzo, 455, Perdizes.

Para bebês de colo e engatinhantes

7 de junho (quinta-feira) – Dança Materna junina na Casa Moara

A Casa Moara, na zona sul de São Paulo, um espaço que “ajuda a nascer”, como eles próprios se definem. Um lugar de convivência para mulheres grávidas e suas famílias. Pensando em reunir famílias em atividades acolhedoras para a gestação e o pós-parto, o espaço realiza, todas as quintas-feiras de junho, às 14h30, sua festa junina. No dia 7 de junho, terá uma aula da tradicional Dança Materna, regada ao som de muito forró e brincadeiras típicas. A atividade é voltada para mulheres grávidas e bebês de colo ou engatinhantes. O valor da aula é de R$ 70. Para garantir sua vaga, escreva para amanda.mota@dancamaterna.com.br, ou entre em contato pelo telefone (11) 98222-0330. Rua Guararapes, 634, Brooklin Paulista.

 

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS