12 brincadeiras juninas para fazer um arraiá dentro de casa

Com criatividade, a festa junina pode acontecer no aconchego do lar
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 01.07.2022
da Redação

Comidas gostosas, dançar forró, quadrilha, usar estampa xadrez e chapéu de palha: as festas juninas chegaram e, em diversos lugares do país, se estendem até julho. Sem planos para o fim de semana? Que tal fazer uma quermesse dentro de casa? Claro que você não pode deixar de fora as brincadeiras! O Lunetas selecionou 12 brincadeiras juninas para as crianças se divertirem na sala ou no quintal de casa. Vale até fazer “fichas” para cada atração e distribuir prendas aos vencedores!

  • Pescaria

Faça os peixinhos com papelão ou feltro e finalize os detalhes (escamas, olhos e boca) com canetinha. O anzol pode ser feito com arame, enquanto o gancho para anexar no peixe pode ser feito com clipes ou lacres de latas. Também é possível utilizar peixes de borracha.

  • Acerte a lata

Separe latinhas do mesmo tamanho, limpas e sem partes cortantes. As encape com tecido ou EVA e decore com canetinhas ou tintas. A bolinha pode ser de com meias, de borracha ou pedras – agora é só mirar!

  • Bingo

O bingo não pode faltar em uma lista de brincadeiras juninas. Pode ser feito de maneira totalmente personalizada com papéis coloridos ou a partir do kit festa junina voltado às crianças do parceiro Tempojunto, que oferece um bingo prontinho. As prendas podem ser feitas em casa, como doces caseiros ou brinquedos reciclados. O importante é se divertir e participar!

  • Caixa secreta

Faça um buraco em uma caixa de papelão, onde a criança deve colocar a mão para tentar adivinhar com o tato um dos objetos escondidos lá dentro. É possível incrementar a brincadeira utilizando tecidos para o buraco, além de tintas ou canetinhas para decorar a caixa.

  • Jogo de argolas

Faça furos em pratos de papelão, transformando-os em argolas. Os pinos podem ser rolos de papel toalha, alumínio ou higiênico, pintados e decorados, ou garrafas cheias de água, para ficarem mais pesadas e não caírem com facilidade. A decoração pode ser típica, fazendo os pinos virarem milhos juninos – deixe a criatividade mandar!

  • Pula fogueira

Das brincadeiras juninas, pular fogueira com certeza é uma das principais. Separe rolos de papel toalha ou alumínio para simular a lenha e invista em papéis celofane, EVA, papelão pintado ou retalhos em tons de vermelho e amarelo para o fogo. Preparar, apontar, saltar!

  • Tiro ao alvo

Corte furos de tamanhos diferentes em uma caixa de papelão e pinte com tintas ou canetas a pontuação de cada um. Os furos devem ser compatíveis com a bolinha usada na brincadeira e com a idade da criança – os dardos podem ser pedras ou bolinhas de meia. Quanto maior o alvo, mais fácil.

  • Agarre o porquinho

Encha bexigas e faça desenhos de porquinhos em cada uma, podendo utilizar papelão, tecidos ou papéis para fazer os detalhes. Delimite uma área, coloque todos os balões lá e solte a criança no meio do “curral” para agarrar os “porquinhos”. Vale cronometrar e premiar quem conseguir pegar os porquinhos em menor tempo.

  • Acertar a boca do palhaço

Separe galões de água vazios ou caixas de papelão e recorte grandes bocas neles. Enrole um par de meias e tente acertar na boca do palhaço com a bolinha improvisada!

  • Ovo na colher

Evite a sujeira e o desperdício trocando o ovo por uma bexiga com água, por exemplo. É só questão de equilíbrio para atravessar um percurso sem deixar o objeto cair da colher, que deve ser levada na boca!

  • Correio elegante

Os recadinhos não precisam ser necessariamente para paqueras – até porque, criança não namora. Recorte papel em formas divertidas (estrelas, corações, balões etc.) a serem preenchidos pelos pequenos com desenhos ou mensagens carinhosas a serem enviados para amigos ou familiares.

  • Corrida de bexiga (ou do pinguim)

Essa é simples: encha uma bexiga, coloque no meio das pernas, estipule um trajeto e partiu! Ganha quem chegar primeiro sem derrubar a bexiga. Dá também para fazer em dupla, colocando a bexiga entre o quadril das crianças, inclusive aproveitando as bexigas das outras brincadeiras.

* Com informações de Tempojunto.

Leia mais

Arraiá em casa: 5 dicas para organizar uma festa para as crianças

 

Resumo

Brincadeiras para uma festa junina em casa não precisam de muito: criatividade e materiais recicláveis já fazem a alegria da criançada.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts