Brincadeiras inclusivas: 3 ideias para estimular os sentidos

Confira opções de brincadeiras artísticas e inclusivas para entreter crianças com e sem deficiência

Imagem de um menino em cima da mesa usando pincel e cores em seu desenho
OUVIR

Resumo

A série de vídeos “Pílulas do Brincar" traz opções de brincadeiras inclusivas para crianças com e sem deficiência inspirada cada vez na obra de um artista diferente.

O Projeto Brincar propõe novas brincadeiras inclusivas que acolhem crianças com e sem deficiência. Com recursos de acessibilidade (Libras, legenda e audiodescrição), a série de três vídeos “Pílulas do Brincar” traz sempre uma brincadeira inspirada em um artista diferente e conta com apresentação do arte-educador Thiago Franco, que estabelece um diálogo direto e interativo com o espectador. 

Pílulas do Brincar
Para cada vídeo, há um material pedagógico complementar em PDF acessível, com mais informações sobre o artista da vez e referências para continuar explorando e se inspirando. Vídeos e materiais estão disponíveis para baixar Está tudo disponível gratuitamente aqui.

Brincadeiras inclusivas para crianças

  • Brincar com esculturas e desenhos

Neste primeiro episódio, a inspiração foi o artista e educador uruguaio Hanoch Piven, que propõe novos significados para diferentes objetos do cotidiano, usando seus tamanhos, formas e cores para criar retratos tridimensionais. Como suas obras envolvem uma contemplação multissensorial, a proposta é que adultos e crianças possam juntos criar uma escultura a partir de objetos disponíveis em casa, estimulando a imaginação e a descoberta de formas, cores e texturas.

Image

Reprodução Facebook/Hanoch Piven

A atriz Julia Roberts é retratada na obra de Hanoch Piven

  • Brincando com objetos retangulares

O segundo episódio foi inspirado na obra “Desvio para o Vermelho”, do artista carioca Cildo Meireles. Mas, ao invés de chamar a atenção para objetos da cor vermelha, o público deve buscar diferentes objetos retangulares e criar histórias e desenhos a partir deles.

Image

Divulgação/Instituto Inhotim

Obra “Desvio para o vermelho”, de Cildo Meireles, no Instituto Inhotim

  • Brincar com elementos naturais

No último episódio da série, o educador propõe a criação de obras de arte em um recipiente com água, usando elementos naturais como folhas, pedras e galhos. A experiência multissensorial, que permite a sensação de diferentes temperaturas e texturas, se inspira nas fotos da colheita de lírios d’água no delta do rio Mekong do artista vietinamita Pham Huy Trung.

Image

Divulgação/ Pham Huy Trung

Uma das fotos de Pham Huy Trung da colheita de lírios no Vietnã

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS