10 brincadeiras africanas para a diversão das crianças

O brincar atravessa o Atlântico e conecta os pequenos do norte ao sul da África

Da redação Publicado em 30.11.2015 Atualizado em 05.04.2023
Brincadeiras africanas: foto de duas meninas negras, que brincam de tapar os olhos uma da outra. Elas estão sorrindo e se divertindo.
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Resumo

Disponibilizadas por pesquisadores da UFPA, brincadeiras do norte ao sul da África expandem o repertório cultural das crianças enquanto se divertem. Conheça algumas!

Seja na linguagem, alimentação, músicas ou religião, a herança de diversos países africanos se reflete no cotidiano brasileiro: do sincretismo a práticas pouco alteradas que constroem nosso país continuamente. Apesar da presença da cultura afro-brasileira no dia a dia, pensar em um exercício da infância que vá além do Atlântico é poder oferecer novas possibilidades de mundo para as crianças. Que tal pensar em brincadeiras africanas? Para os pequenos negros, também é uma forma de conexão com seus ancestrais e eventuais parentes separados na diáspora. 

Para refletir sobre descolonização e expandir horizontes da infância, o Lunetas selecionou dez brincadeiras africanas para divertir as crianças, disponibilizadas pelos pesquisadores Débora Alfaia da Cunha e Claudio Lopes de Freitas na II Semana de Consciência Negra da Universidade Federal do Pará (UFPA). Por meio da experiência lúdica, enriquecer o repertório cultural dos pequenos é mais fácil e divertido. 

Brincadeiras africanas: do norte ao sul da África

  • 1. ‘Terra-mar’ (Moçambique)

Risque uma reta longa no chão. De um lado se escreve “terra”, no outro “mar”. Inicie a brincadeira com todas as crianças do lado “terra”. Ao falar “mar”, todas devem pular para o lado indicado, assim como ao falar “terra”, devem pular para o lado dito. Quem pular para o lado errado sai. O último a ficar vence.

  • 2. ‘Meu querido bebê’ (Nigéria)

Um jogador é escolhido e sai. Os jogadores restantes selecionam alguém para ser o “bebê”. O “bebê” deve deitar no chão enquanto os outros desenham seu contorno. Após terminar o desenho, chame o jogador que saiu no começo para tentar adivinhar de quem é a silhueta desenhada. Se acertar, pontua e continua nas próximas rodadas; caso não acerte, outro entra em seu lugar. Vence quem conseguir mais pontos.

  • 3. ‘Da Ga’ (Gana e Nigéria)

“Da Ga” significa jiboia. Desenhe um retângulo no chão, que será a “casa da cobra”. Um jogador fica dentro desta marcação, ocupando o papel de serpente. Todos os outros jogadores devem ficar próximos ao quadrado. A cobra deve tentar tocar nos jogadores. Caso sejam tocados, os jogadores vão para a casa da cobra, onde todos devem ficar de mãos dadas, utilizando apenas a mão livre para tentar tocar os jogadores. O último que não foi pego pela cobra vence.

  • 4. ‘Pombo’ (Gana)

Sete pedras são colocadas no chão. A criança deve selecionar uma pedra, jogá-la para o alto e pegar outra pedra com a mesma mão, sem deixar a pedra jogada para o alto cair. O processo se repete na segunda rodada, com a criança tentando pegar duas pedras; na terceira, três, e assim por diante. Se não conseguir, passa a vez para outro jogador.

  • 5. ‘Gutera Uriziga’ (Ruanda)

Equipamentos: um grande aro (bambolê ou roda de bicicleta) e bastões (cabo de vassoura, bambu, etc). Uma criança é selecionada como líder, para rolar o aro escolhido. As outras devem ficar ombro a ombro em uma linha reta segurando os bastões. Os jogadores devem tentar jogar os bastões através do aro em movimento e ganha quem pontuar mais.

  • 6. ‘Pegue a cauda’ (Nigéria)

Formam-se duas ou mais equipes. Cada uma deve formar uma fila tocando a cintura ou ombro do participante à sua frente. O último da fila coloca um lenço no bolso ou cinto, enquanto a primeira comanda a perseguição e tenta pegar uma “cauda” de outra equipe. Ganha quem pegar mais lenços; caso sejam apenas duas equipes, vale quem pegar primeiro.

  • 7. ‘Kakopi’ (Uganda)

Com exceção do líder, todos se sentam em uma linha reta ou círculo com as pernas estendidas. As crianças devem cantar alguma canção de escolha livre; enquanto cantam, o líder aponta para cada uma das pernas dos participantes. Quando a música parar, a criança que estiver com a perna apontada pelo líder deve dobrar o membro. Quando ambas as pernas de um participante forem dobradas, ele está fora. Vence o último a ficar com uma perna estendida.

  • 8. ‘Si Mama Kaa’ (Tanzânia)

Essa brincadeira traz uma música em suaíle, um dos idiomas falados na Tanzânia. Em círculo ou espalhados, os participantes dançam obedecendo as instruções da canção:

Si mama kaa / Si Mama Kaa

Ruka, ruka, ruka / Si Mama Kaa

Tembea, tembea, tembea / tembea, tembea, tembea

Ruka, ruka, ruka / Si Mama  Kaa

Kimbia, kimbia, kimbia / kimbia, kimbia, kimbia

Ruka, ruka, ruka / Si Mama Kaa 

Legenda:
Si Mama: ficar parado em pé
Kaa: abaixar
Ruka: pular
Tembea: andar
Kimbia: correr

  • 9. ‘Acompanhe meus pés’ (Zaire)

Com exceção do líder, os participantes devem fazer um círculo. O líder canta e bate palmas; no fim da música, ele desafia uma das crianças na roda para uma dança. Se o selecionado conseguir fazer os passos propostos pelo líder, ela se torna o novo líder. Se não conseguir, o líder escolhe outro participante e repete a dança.

  • 10. ‘Ampe’ (Gana)

Um jogador é o líder, enquanto os outros ficam em um semicírculo. O líder fica de frente para um dos jogadores que está nas extremidades do grupo. Batem palmas, pulam, saltam e colocam um pé à frente. Se os dois colocarem o mesmo pé para frente, o líder está fora e o vencedor marca um ponto, virando o novo líder. Se colocarem pés diferentes, o líder continua e realiza o mesmo processo com outro jogador. Ganha quem acumular mais pontos.

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