‘O futuro é agora’: meninas líderes em tempos de crise climática

Formação gratuita é voltada para meninas de 13 a 17 anos e tem inscrições abertas até o dia 20 de junho
iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 06.06.2022
da Redação

Mulheres e meninas estão no topo da vulnerabilidade climática na maior parte do mundo, com a crise climática aumentando índices de casamento infantil, e exploração e violência sexual, por exemplo. Além de principais vítimas, elas também são as principais agentes de transformação para que o mundo continue existindo de maneira possível. Alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 5 e 13, o curso “O futuro é agora” pretende mostrar como potências femininas podem trabalhar em estratégias e soluções para garantir um futuro mais inclusivo e sustentável. 

A formação, voltada para meninas e adolescentes de 13 a 17 anos, é on-line, gratuita e com certificado. O curso aborda questões sobre sustentabilidade e como colocá-la em prática em nossas vidas, para inspirar pensamentos e provocar atitudes que visem o despertar social e a construção de um novo mundo sem desconsiderar os contextos sociais em que vivemos. As inscrições vão até 20 de junho.

Como funciona?

Cinco aulas compõem o conteúdo programático da formação e, a cada aula, uma ativista importante é entrevistada para enriquecer ainda mais o conteúdo. Os materiais exclusivos foram criados pelas ativistas Sabrina Cabral, líder socioambiental e vencedora da edição de 2020 do prêmio Juntas Somos Força, e Amanda Costa, internacionalista e fundadora do coletivo Perifa Sustentável, atuando como vice-curadora do Global Shapers HUB SP. 

Aula 1: Tá no clima – Crise climática
Aprendizados sobre a Agenda 2030 e sobre como ser agente de mudança para combater a crise climática. Entrevista com a historiadora e professora Maria Isabele Farias. 

Aula 2: O que é o Brasil?
Aula sobre o contexto brasileiro nos conflitos de crise climática. Um chamado para agir em nossas comunidades. Entrevista com a mestranda em gestão pública e cooperação internacional Ellen Monielle.

Aula 3: Despertar social da juventude (parte 1)
Aula sobre o papel do jovem nisso tudo e sobre como é fundamental pensar no futuro. Entrevista com Beatriz Diniz, representante internacional do Brasil nas políticas públicas para minorias, com destaque para mulheres e meninas.

Aula 4: Despertar social da juventude (parte 2)
Liderança, impacto social e o despertar da juventude para olhar para a crise climática. Entrevista com Hamangai Pataxó, jovem líder indígena e estudante de medicina veterinária na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aula 5: O futuro é agora
Para começar a transformação aqui e agora. Entrevista com Ana Beserra, fundadora e CEO da Safe Drinking Water for All (SDW for all), um sistema de filtragem para desinfectar a água da chuva coletada a partir de cisterna.

“Nós acreditamos que a inclusão de meninas para propor novas soluções e perspectivas é o caminho para um mundo mais sustentável” – Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas

Leia mais

A igualdade de gênero pode ajudar a combater a crise climática

Resumo

Gratuita e on-line, a formação “O futuro é agora” é voltada para a capacitação de meninas como líderes que combatem a crise climática.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail