Bento Batuca: musical aproxima as crianças da cultura afro

Bento_Batuca_Musical_Infantil Divulgação/arte Lunetas
  • Publicado em: 09.04.2020
  • Atualização: 27.05.2020
da Redação

Vencedora do APCA (Troféu da Associação Paulista dos Críticos de Arte) de 2018, na categoria musical infantil, a peça Bento Batuca estará disponível gratuitamente no YouTube. Até o final de abril, crianças poderão acompanhar a viagem de um menino curioso que transforma objetos comuns em instrumentos de percussão. A iniciativa da Oficina da Alegria é uma forma de oferecer entretenimento e cultura para toda a família durante o período da quarentena em prevenção ao novo coronavírus.

A jornada passa pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, e destaca a cultura afro-brasileira por meia da dança, sons e ritmos regionais, como cânticos de capoeira, frevo, maculelê e samba, além de referências a canções de Dorival Caymmi. Combinando atabaques, berimbau, pandeiro, surdos, chocalhos e objetos sonoros, a montagem foi premiada também como Melhor Trilha Musical Original do grupo Os Capoeira, pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2019.

Neste percurso que explora as linguagens poética, teatral e musical, Bento encontra personagens que homenageiam figuras como o Mestre Besouro Mangangá (lendário capoeirista baiano), Guerreiro Maculelê (lenda folclórica brasileira), Maestro Nunes (ícone do frevo pernambucano) e Tia Ciata (influente figura no surgimento do samba).

A peça é também uma lição sobre como sobre como enfrentar as dificuldades da vida com coragem, uma forma de conscientizar os pequenos sobre a nossa própria história e uma aventura de autoconhecimento, em que Bento vai preenchendo a trouxinha que carrega consigo com um pouquinho de cada lugar que visita.

Texto: Daniela Cury e Mariana Elisabetsky
Direção: Luciana Ramanzini e Eduardo Leão
Elenco: Sidney Santiago Kuanza, Lena Roque, Fernando Oliveira e Eric de Oliveira
Produção: Camila Ávila e Guilherme Yazbek
Idealização: Flavia Carvalho Dória e Mestre Dalua
Realização: Oficina de Alegria

Aviso

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Tenha Lunetas no seu e-mail