5 atividades sensoriais para fazer com bebês sem gastar nadinha

Um roteiro cultural para pequeninos de colo e engatinhantes em novembro e dezembro. Tem música, brincadeiras e até instalação inspirada em Manoel de Barros

Da redação Publicado em 12.11.2018

Passear com bebês em grandes cidades muitas vezes acaba se tornando motivo de frustração para os cuidadores. Barulho, poluição e locais pouco acessíveis tornam a tarefa de sair com as crias de colo mais difícil. Pensando nisso, o Sesc regularmente oferece alternativas incríveis com foco neste público.

Para ajudar as famílias recém-nascidas nessa missão, o Lunetas listou cinco atividades sensoriais para bebês que você pode aproveitar nestes meses de novembro e dezembro, para fechar o ano com chave de ouro. E, de quebra, experimentar o mundo com o olhar dos pequeninos, sempre dispostos a descobrir toda a novidade que a vida tem para oferecer. Todos os passeios são gratuitos.

Confira!

  • Projeto Língua de Leite

Quando?
18 de novembro das 10h30 às 11h30, e das 11h40 às 12h40

2 de dezembro, das 10h30 às 11h30

Onde?
Sesc Osasco – Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1300, Jardim das Flores, Osasco (SP)

O que é?
Com materiais simples e naturais dispostos sobre o papel no chão as criança poderão livremente explorar possibilidades sensoriais, unindo diversas linguagens artísticas, estímulos sinestésicos e movimentação. O bebê tem possibilidades de descobertas, experimentações ou pode simplesmente contemplar o ambiente. A oficina também fortalece a relação dos pais, ou quem o estiver junto ao bebê, de forma criativa e lúdica. A vivência será conduzida pela contadora de histórias Ana Cancello. Saiba mais sobre o “Língua de Leite”.

Retirada de senhas com 15 minutos de antecedência no local (um acompanhante por bebê).

  • Ninho Cantante

Quando?
4 de novembro a 16 de dezembro (domingo), das 11h às 16h
20 de novembro (terça-feira), das 11h às 16h

Onde?
Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho, São Paulo (SP)

O que é?
Entre caixinhas de música e apitos de pássaros, Ninho Cantante nasce de uma necessidade inventada de trançar espaço de aconchego em itinerância para pousos e nutrição de encontros poéticos, lúdicos e afetivos. Inspirada na poética das miudezas de Manoel de Barros, a instalação evoca a importância do singelo, da receptividade atenta no olhar e na escuta, propondo um retorno à era da “invencionática”, convidando pássaros adultos e crianças a adentrarem um ninho em tamanho de gente grande para alçar vôos extra-cotidianos. A instalação foi Idealizada pela artista Camila de Sá. Saiba mais sobre o “Ninho Cantante”.

  • Bebêabá: vivência artística para pais e bebês

Quando?
4 a 25 de novembro (domingos), das 11h às 12h

Onde?
Sesc Santo Amaro –  Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)

O que é?
“Bebêabá” é uma vivência sensorial e narrativa dedicada à primeira infância. Bebês de até três anos e seus acompanhantes têm como ponto de partida a narrativa de uma história. Cada participante recebe um kit com itens variados – espanador, borrifador, leque, penas, instrumentos, dentre muitos outros. O público é instigado a utilizar os objetos dando novos significados a eles, sugerindo personagens ou situações da história, participando ativamente de seu enredo. Cada dupla – adulto e bebê – é convidado a interagir entre si, ressignificando esses objetos e explorando com eles os sentidos do tato, olfato, visão. É um convite a viajar na imaginação e brincar durante uma história de maneira descompromissada e despretensiosa, sempre tendo como foco principal a relação entre o adulto e seu pequeno. Recomendado para crianças de até três anos. Saiba mais sobre o “Bebêabá”.

  • Musicriando na Paulista

Onde?
Sesc Avenida Paulista – Av. Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo (SP)

Quando?
4 a 25 de novembro, das 15h às 16h

O que é?
Com repertório lúdico e interativo, adultos e crianças são convidados para brincar ao som de instrumentos musicais apropriados e pesquisados para os ouvidos e mãos dos bebês. Serão entoadas músicas do cancioneiro infantil e também composições próprias. Embalados pelo acordeon, violão, escaleta, flauta transversal e voz, pais, mães e responsáveis interagem com os pequenos para, juntos, desenharem o universo imaginativo proposto por esta vivência. Grupo de músicos educadores, o “Musicriando” tem 24 anos de pesquisa na área musical, pedagógica, primeiríssima infância e efeitos da música na saúde. Recomendado para bebês de 0 a três anos, acompanhados de adulto responsável. Saiba mais sobre o “Musicriando”.

Retirada de ingressos 30 minutos antes, na Central de Relacionamentos (2º andar).

  • Musicalização com bebês

Quando?
Até 24 de novembro (sábado), das 15h às 16h, e das 16h às 17h

Onde?
Sesc Avenida Paulista – Av. Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo (SP)

O que é?
Vivências e brincadeiras acompanhadas por instrumentos e canto. Tudo é feito de maneira leve e lúdica, com brincadeiras musicais apropriadas para os bebês, usando de instrumentos, tecidos, colheres, etc. Canções tradicionais e modernas, cirandas, canções com gestos que estimulam a descoberta dos movimentos e a livre manifestação, juntamente com o estímulo de instrumentos musicais diversos, formam um amplo arco de atividades que permite à criança desenvolver sua percepção, cognição, conhecer suas emoções, interagir e criar vínculos, se musicalizando com adultos e outras crianças. A ideia é que todos se sintam livres para explorar os movimentos, sons, sons dos instrumentos, de maneira livre e criativa. A atividade é recomendada para bebês de zero a três anos acompanhados de adulto responsável. Saiba mais sobre a Musicalização para Bebês aqui.

Retirada de ingressos 30 minutos antes, na Central de Relacionamento (2º andar).

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS