Canais de streaming apostam no poder do audiovisual para aproximar o assunto dos pequenos, incluindo Michelle Obama como protagonista de série infantil
Canais de streaming apostam em séries infantis para discutir a importância da alimentação saudável entre as crianças, inspirando os pequenos a entender desde cedo os ciclos dos alimentos, os padrões de consumo e o impacto de suas escolhas no meio em que vivem.
Os personagens Waffles e Mochi, da nova série infantil da Netflix que leva seus nomes, acompanharão a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama numa jornada a favor da alimentação saudável entre crianças e adultos. A intenção é “ajudar as crianças a criarem hábitos saudáveis e incentivar o uso de alimentos frescos a famílias para que elas possam cozinhar em casa”, declarou Michelle em suas redes sociais.
Desde que deixaram a Terra dos Alimentos Congelados, Waffles e Mochi “partem em missões globais de ingredientes, viajando para cozinhas, restaurantes, fazendas e casas em todo o mundo”, e agora nos convidam a acompanhar suas aventuras em busca de novos ingredientes e novas receitas.
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Num momento em que predominam ultraprocessados nas gôndolas do mercado, e as crianças sequer sabem ao certo de onde vem a comida, o audiovisual pode ser uma influência positiva sobre a boa alimentação dos pequenos, reconectando-os às etapas da comida: origem (descobri-la), produção (cozinhá-la) e consumo (comê-la).
Para Ariela Doctors, do projeto Comida e Cultura, que integra comunicação, culinária e educação para transformar a maneira como a criança vê os alimentos, essas produções são um contraponto aos anúncios publicitários que “buscam fortalecer marcas e produtos padronizando gostos, desconectados das sociedades e culturas locais, levando crianças a desejarem comidas independente de sabores, além de confundirem mães e pais em relação à saudabilidade dos alimentos”. Assim, segundo ela, o mercado da propaganda viola direitos fundamentais da sociedade, como o direito humano à alimentação adequada (DHAA), principalmente dessa parcela mais sensível que são as crianças.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso. Entre as crianças, estima-se que 7,3% dos menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas.
Apesar das mais de 350 mil espécies de plantas comestíveis listadas mundialmente, Ariela nos alerta para o fato de que comemos por volta de 30 espécies majoritariamente, apenas. Ao mostrar a importância da alimentação nutritiva na prática, com um prato cheio de cores, verduras e proteínas, e o cuidado no preparo dos alimentos, inclusive especialidades de várias partes do mundo, a série também recém-lançada “O restaurante de Arnoldo”, no Disney+, estimula a boa relação das crianças com os alimentos.
Na trama, o cozinheiro Arnoldo junto de seu ajudante Francis, além de tentar agradar seus clientes a todo custo, precisarão responder às ofensivas do food truck de comidas rápidas que abriu bem em frente ao restaurante deles.
Isso porque a experiência de cada um, ao colocar a mão na massa, é fundamental para o conhecimento. “Na construção de um prato temos a oportunidade de aproximar a criança por meio da curiosidade, da ampliação do repertório cultural que um ingrediente traz, de estímulos sensoriais diversos e da magia que a transformação dos alimentos proporciona. A cada gesto, a cada desafio vencido, a cada decisão tomada, são desenvolvidas habilidades e competências como autonomia, cooperação, pensamento crítico e criativo”, comenta Ariela.
Além disso, “criar uma relação orgânica da criança e o alimento desde cedo pode contribuir na formação de cidadãos mais conscientes e politizados”, diz. “Conhecer a proveniência dos alimentos, das energias naturais e mecânicas necessárias para seu crescimento, o papel humano em todos os processos e outras questões relacionadas ao desperdício e à geração de resíduos, ou seja, assimilar desde cedo os ciclos dos alimentos e suas relações intrínsecas com o meio traz para criança uma relação distinta com o consumo e ela tem a possibilidade de perceber a importância de suas escolhas durante a vida.”
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“Waffles + Mochi” estreia hoje, 16 de março, na Netflix. Serão 10 episódios que pretendem ensinar as crianças a terem uma alimentação saudável. Para Michelle, a série é uma extensão do seu trabalho como primeira-dama. A campanha de saúde pública “Let’s Move!” lutou para reduzir a obesidade infantil e incentivar um estilo de vida saudável nas crianças.