Para curtir com as crianças, tem bolhas de sabão, teatro, esporte, Guimarães Rosa, contação de histórias e até uma oficina de pífanos. Tudo gratuito!
Dentre as atrações da Virada Sustentável, tem música, cinema, teatro, oficinas, palestras e muito mais para todas as idades. Selecionamos algumas atividades para aproveitar com as crianças.
Mesmo para quem não é de São Paulo, basta caminhar alguns minutos pela cidade para perceber como ela está longe de ser o espaço ideal. A Virada Sustentável, realizada desde 2010 na capital paulista, tem a proposta de proporcionar alguns dias de inversão dessa lógica, e repensar a cidade a partir dos desejos de quem vive nela. Afinal, quando falamos no conceito de cidades educadoras, é preciso pensar que toda cidade educa, a real questão a se pensar é “como” ela educa.
Entre os dias 23 e 26 de agosto, a oitava edição do evento tomará diversos locais de São Paulo com uma extensa programação sobre sustentabilidade. O tema deste ano é “Olhar para o futuro”. São mais de mil atividades espalhadas pelas quatro regiões da cidade. A iniciativa se apoia nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Dentre as atrações deste ano, tem música, cinema, teatro, oficinas, palestras e muito mais, tudo para abranger públicos de todas as idades. Para ajudar os pais, cuidadores e professores, o Lunetas selecionou alguns eventos da Virada Sustentável para aproveitar com as crianças:
Dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo) das 13h às 14h, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana)
Rubra e as Criaturas é um programa de entrevista, música e variedades da cultura infantil apresentado pela Palhaça Rubra. O programa é composto por quadros interativos onde as crianças brincam e expõem com naturalidade e originalidade as ideias sobre a sua vida e pensamentos íntimos. A estrutura geral do programa abre espaço para a criança se manifestar e ser ouvida com respeito, simpatia e amor.
Dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo), das 15h às 18h, no Sesc Avenida Paulista (Av. Paulista, 119 – Bela Vista)
Conduzida pelo músico Luciano do Pífano, essa oficina pretende oferecer aos participantes um olhar sobre a cultura das bandas de pífanos do nordeste brasileiro, enfocando a construção e execução dos pífanos e percussões (zabumba,caixa prato), a fim de proporcionar o conhecimento para novos públicos sobre a cultura popular das bandas de pífano do nordeste brasileiro, seus dos ritmos e melodias características. Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência.
Dia 24 de agosto (sexta-feira), das 7h às 9h30, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré)
Para aqueles que estiverem afim de uma festança com os pequenos, vale a pena conhecer este evento. Criada pelo HED (Humam Experience Design), a Wake se propõe a ser uma festa matinal, um convite para que as pessoas ressignifiquem sua relação com o tempo e a rotina na cidade. Tem yoga, meditação, dança, gastronomia, música e muito mais. “Mais do que acordar cedo, ela nos convida a protagonizar o início de uma mudança na relação consigo mesmo, com os outros e a cidade que habitamos, ressignificando nossas rotinas para a criação de um dia com mais significado”, diz a descrição do encontro.
Dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo), das 10h às 17h, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana)
Aulas monitoradas de tênis vão proporcionar acesso ao esporte e promover bem-estar e qualidade de vida. A realização é da Fundação Tênis, instituição que promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes provenientes de comunidades carentes por meio do tênis e dos conceitos de reescreverem seu projeto de vida.
Dias 23, 24, 25 e 26 de agosto (de quinta a domingo), na Biblioteca Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros)
Inspirada no romance de formação Grande Sertão:Veredas, a instalação “O que a vida quer da gente é coragem” é composta por um conjunto de 20 fotografias e quatro vídeos documentais que retratam como está, seis décadas depois de seu lançamento, o universo construído na obra de João Guimarães Rosa. Os fotógrafos, jornalistas e documentaristas Ismael dos Anjos, Luiz Felipe Silva e Fellipe Abreu buscam, por meio de imagens, promover a expressão cultural de um povo e a preservação de um ecossistema complexo, o cerrado.
Dias 23, 24 e 26 (quinta, sexta e domingo), das 10h às 11h30, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana)
Brincadeira livre de bolhas de sabão gigantes, com orientação e brinquedos livres para uso e em meio às práticas e performance interativa com a Chuva de Bolhas. Juli, reúne o grupo em círculo, faz um jogo onde o público interage, dança, vira bolha, explode e ela gira sua super Varinha de Chuva de Bolhas, produzindo uma Chuva de Bolhas de Sabão e o público se diverte em meio a essa bagunça orientada.
Dias 23 de 24 de agosto (quinta e sexta-feira), das 10h às 11h, no CEU Alto Alegre (Avenida Bento Guelfi, 1402)
A contação de histórias “Adil e os Leões” está inspirada em um conto de origem árabe, adaptado pela Cia. Farnel de Artes, que utiliza recursos como animação de bonecos e objetos, canções executadas ao vivo, criadas originalmente para o texto, também usa efeitos musicais produzidos por instrumentos como violão, flauta, tambor, gerando interação com o público e caminhos de integração das crianças e adolescentes à Leitura e a Literatura, reforçando o compromisso da CIA FARNEL DE ARTES, como formadores de cidadãos.
Dia 23 de agosto, das 10h às 11h, na Fábrica de Cultura Jaçanã (Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138)
O espetáculo narra de forma poética (mas sem perder a força da denúncia) dialoga com o público infantil ao mostrar para as crianças as injustiças e contradições em que vivem outras tantas crianças no país. Questões como o medo da morte, o questionamento das pobrezas, as relações com a sociedade e com a família ainda são presentes no público contemporâneo e fala direto com nosso público-alvo, que está em um período em que as interrogações, espantos e experiências formam a base da visão de mundo. O espetáculo é um convite para partilhar a experiência de Carolina e seus filhos na luta pela sobrevivência e por uma vida com mais alegrias.
Dias 23, 24 e 25 de agosto (de quinta a sábado), no CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena, 11)
As atividades “E se eu fosse você?” e “Na trilha dos ODSs” tem por objetivo levar os participantes, através de uma atividade “caça ao tesouro”, a interagirem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo a consciência da necessidade do trabalho cooperativo e do respeito à diversidade e real inclusão, para que o verdadeiro tesouro que é a vida em harmonia e equilíbrio com a natureza, a preservação e conservação dos recursos naturais e os princípios de igualdade e respeito ao ser humano seja descoberto.
Comunicar erro
Sustentabilidade para todos A Virada Sustentável é um movimento articulado coletivamente entre pessoas, grupos e instituições públicas e privadas, com o objetivo comum de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade.