A Virada Sustentável vem aí, com uma extensa programação infantil

Para curtir com as crianças, tem bolhas de sabão, teatro, esporte, Guimarães Rosa, contação de histórias e até uma oficina de pífanos. Tudo gratuito!

Da redação Publicado em 21.08.2018
Menina de cabelos afro assoprando bolhas de sabão

Resumo

Dentre as atrações da Virada Sustentável, tem música, cinema, teatro, oficinas, palestras e muito mais para todas as idades. Selecionamos algumas atividades para aproveitar com as crianças.

Mesmo para quem não é de São Paulo, basta caminhar alguns minutos pela cidade para perceber como ela está longe de ser o espaço ideal. A Virada Sustentável, realizada desde 2010 na capital paulista, tem a proposta de proporcionar alguns dias de inversão dessa lógica, e repensar a cidade a partir dos desejos de quem vive nela. Afinal, quando falamos no conceito de cidades educadoras, é preciso pensar que toda cidade educa, a real questão a se pensar é “como” ela educa.

Entre os dias 23 e 26 de agosto, a oitava edição do evento tomará diversos locais de São Paulo com uma extensa programação sobre sustentabilidade. O tema deste ano é “Olhar para o futuro”. São mais de mil atividades espalhadas pelas quatro regiões da cidade. A iniciativa se apoia nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pautados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sustentabilidade para todos A Virada Sustentável é um movimento articulado coletivamente entre pessoas, grupos e instituições públicas e privadas, com o objetivo comum de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade.

Dentre as atrações deste ano, tem música, cinema, teatro, oficinas, palestras e muito mais, tudo para abranger públicos de todas as idades. Para ajudar os pais, cuidadores e professores, o Lunetas selecionou alguns eventos da Virada Sustentável para aproveitar com as crianças:

  • Rubra e as Criaturas

Dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo) das 13h às 14h, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana)

Rubra e as Criaturas é um programa de entrevista, música e variedades da cultura infantil apresentado pela Palhaça Rubra. O programa é composto por quadros interativos onde as crianças brincam e expõem com naturalidade e originalidade as ideias sobre a sua vida e pensamentos íntimos. A estrutura geral do programa abre espaço para a criança se manifestar e ser ouvida com respeito, simpatia e amor.

  • Oficina Livre de Pífanos

Dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo), das 15h às 18h, no Sesc Avenida Paulista (Av. Paulista, 119 – Bela Vista)

Conduzida pelo músico Luciano do Pífano, essa oficina pretende oferecer aos participantes um olhar sobre a cultura das bandas de pífanos do nordeste brasileiro, enfocando a construção e execução dos pífanos e percussões (zabumba,caixa prato), a fim de proporcionar o conhecimento para novos públicos sobre a cultura popular das bandas de pífano do nordeste brasileiro, seus dos ritmos e melodias características. Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência.

Image

Luciano dos Pífanos

Luciano dos Pífanos em uma oficina musical para todas as idades.

  • “Wake”, a festa matinal

Dia 24 de agosto (sexta-feira), das 7h às 9h30, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré)

Para aqueles que estiverem afim de uma festança com os pequenos, vale a pena conhecer este evento. Criada pelo HED (Humam Experience Design), a Wake se propõe a ser uma festa matinal, um convite para que as pessoas ressignifiquem sua relação com o tempo e a rotina na cidade. Tem yoga, meditação, dança, gastronomia, música e muito mais. “Mais do que acordar cedo, ela nos convida a protagonizar o início de uma mudança na relação consigo mesmo, com os outros e a cidade que habitamos, ressignificando nossas rotinas para a criação de um dia com mais significado”, diz a descrição do encontro.

Image

Divulgação/Wake

Yoga e outras práticas integrativas fazem parte da programação.

  • Aula de tênis no Parque Ibirapuera

Dias 25 e 26 de agosto (sábado e domingo), das 10h às 17h, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana)

Aulas monitoradas de tênis vão proporcionar acesso ao esporte e promover bem-estar e qualidade de vida. A realização é da Fundação Tênis, instituição que promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes provenientes de comunidades carentes por meio do tênis e dos conceitos de reescreverem seu projeto de vida.

  • O que a vida quer da gente é coragem

Dias 23, 24, 25 e 26 de agosto (de quinta a domingo), na Biblioteca Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros)

Inspirada no romance de formação Grande Sertão:Veredas, a instalação “O que a vida quer da gente é coragem” é composta por um conjunto de 20 fotografias e quatro vídeos documentais que retratam como está, seis décadas depois de seu lançamento, o universo construído na obra de João Guimarães Rosa. Os fotógrafos, jornalistas e documentaristas Ismael dos Anjos, Luiz Felipe Silva e Fellipe Abreu buscam, por meio de imagens, promover a expressão cultural de um povo e a preservação de um ecossistema complexo, o cerrado.

  • Oficina de bolhas de sabão, com Tô de Bolhas

Dias 23, 24 e 26 (quinta, sexta e domingo), das 10h às 11h30, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana)

Brincadeira livre de bolhas de sabão gigantes, com orientação e brinquedos livres para uso e em meio às práticas e performance interativa com a Chuva de Bolhas. Juli, reúne o grupo em círculo, faz um jogo onde o público interage, dança, vira bolha, explode e ela gira sua super Varinha de Chuva de Bolhas, produzindo uma Chuva de Bolhas de Sabão e o público se diverte em meio a essa bagunça orientada.

Image

Divulgação/Tô de Bolhas

O projeto Tô de Bolhas – Bolhas de Sabão e outras artices, promete muita diversão para os pequenos.

  • Contação de Histórias “Adil e os Leões”

Dias 23 de 24 de agosto (quinta e sexta-feira), das 10h às 11h, no CEU Alto Alegre (Avenida Bento Guelfi, 1402)

A contação de histórias “Adil e os Leões” está inspirada em um conto de origem árabe, adaptado pela Cia. Farnel de Artes, que utiliza recursos como animação de bonecos e objetos, canções executadas ao vivo, criadas originalmente para o texto, também usa efeitos musicais produzidos por instrumentos como violão, flauta, tambor, gerando interação com o público e caminhos de integração das crianças e adolescentes à Leitura e a Literatura, reforçando o compromisso da CIA FARNEL DE ARTES, como formadores de cidadãos.

  • Teatro infantil “Um canto para Carolina” da Cia. dos Inventivos

Dia 23 de agosto, das 10h às 11h, na Fábrica de Cultura Jaçanã (Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138)

O espetáculo narra de forma poética (mas sem perder a força da denúncia) dialoga com o público infantil ao mostrar para as crianças as injustiças e contradições em que vivem outras tantas crianças no país. Questões como o medo da morte, o questionamento das pobrezas, as relações com a sociedade e com a família ainda são presentes no público contemporâneo e fala direto com nosso público-alvo, que está em um período em que as interrogações, espantos e experiências formam a base da visão de mundo. O espetáculo é um convite para partilhar a experiência de Carolina e seus filhos na luta pela sobrevivência e por uma vida com mais alegrias.

Image

Cia. dos Inventivos

“Um canto para Carolina” da Cia. dos Inventivos.

  • Vivência “E se eu fosse você?”

Dias 23, 24 e 25 de agosto (de quinta a sábado), no CEU Perus (Rua Bernardo José de Lorena, 11)

As atividades “E se eu fosse você?” e “Na trilha dos ODSs” tem por objetivo levar os participantes, através de uma atividade “caça ao tesouro”, a interagirem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo a consciência da necessidade do trabalho cooperativo e do respeito à diversidade e real inclusão, para que o verdadeiro tesouro que é a vida em harmonia e equilíbrio com a natureza, a preservação e conservação dos recursos naturais e os princípios de igualdade e respeito ao ser humano seja descoberto.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS