A SMB é uma mobilização global pela importância do brincar, com programação gratuita em diversos Estados do país
Na programação, tem slingada, oficina de musicalização para bebês, oficinas sensoriais, teatro para a primeira infância, bate-papo sobre novas paternidades sensíveis e muito mais! Veja quais atividades vão acontecer mais perto de você.
Há nove anos, graças a uma iniciativa da organização Aliança pela Infância, o calendário do Brasil e do mundo tem uma semana toda dedicada a honrar a infância: a Semana Mundial do Brincar (SMB). Trata-se de uma mobilização coletivamente articulada que acontece anualmente para inspirar a sociedade a voltar seu olhar sobre a importância de permitir que as crianças sejam crianças.
Em 2018, o evento acontece entre os dias 21 e 28 de maio, com atividades gratuitas espalhadas pelos quatro cantos do país. O tema deste ano é “Brincar de Corpo e Alma“, um apelo para a importância de vivenciar a infância de forma plena e integral. A iniciativa conta com a parceria de dezenas de organizações, tendo como objetivo comum levar a pauta da importância do brincar para o máximo de pessoas possível.
“A consciência do corpo é um elemento fundamental e estruturante na formação do indivíduo e é afetada pela aceleração do mundo contemporâneo, pelo desrespeito ao tempo da infância e do humano”, diz o material de apresentação da SMB.
“Um brincar livre permite que o corpo da criança seja o motor da brincadeira e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de sua vida”
“Uma junção harmônica entre alma e corpo possibilita a individualidade”, defende a educadora
A proposta da SMB é convocar todos e cada um para promover ações em prol do brincar. Para participar, é possível formar núcleos, ser um membro voluntário ou atuar como doar e financiador.
Parece complicado, mas não é. A ideia é que cada família, comunidade, escola ou mesmo pessoas individualmente, dediquem alguns dias – ou horas, ou momentos – da sua semana para refletir sobre a importância do brincar.
Qual o espaço do lúdico no nosso dia a dia? Como os espaços que eu frequento favorecem ou limitam a brincadeira? Essas e outras reflexões fazem parte do processo.
No site da Aliança pela Infância, o Guia da Semana Mundial do Brincar 2018 traz um compilado de textos de especialistas sobre o tema, que pontuam como a ludicidade e o brincar são vitais para uma vida plena.
Por lá, também é possível encontrar dicas de como organizar atividades para a SMB. Os pais e cuidadores, por exemplo, podem tirar um dia para levar às crianças para brincar ao ar livre, organizar uma brincadeira de rua que eles próprios faziam na infância ou mesmo mobilizar os vizinhos para uma gincana na calçada. Ideias não faltam, e a criatividade é bem-vinda: a grande questão é colocar o brincar na ordem de prioridades.
Saiba mais como participar da Semana Mundial do Brincar.
Abaixo, a programação dos principais destaques dos Sesc de São Paulo. Inspire-se nas atividades que vão acontecer mais perto de você. Clique aqui se quiser conferir a programação nacional completa da Semana Mundial do Brincar.
vivência: BRINCANÇA DE DANÇADEIRA
Os corpos de crianças e adultos se encontram e se ligam ao brincar e dançar. Com Isadora Dias e Carolina Mesquita.Dia 26/5, sábado, das 11h às 11h45 e 12h15 às 13h. Sala Gama.
Para grávidas e crianças de 0 a 3 anos acompanhadas de responsável. 15 vagas.
vivência: MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS
Encontro para atividades lúdicas, nas quais a linguagem musical será vivenciada por meio da exploração, expressão e produção de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. Com Sheila Ferreira Murahovschi.
Dia 26/5, sábado, das 11h30 às 12h30. Centro de Música.
Para bebês a partir de 8 meses e crianças até 3 anos acompanhadas de responsável. 15 vagas (uma criança e um adulto por vaga).
vivência: SLINGADA
Nesta oficina, o público irá experimentar os diversos tipos de carregadores de pano para bebês, além de aprender várias posições de uso e sanar dúvidas sobre sua utilização. Com Sampa Sling.
Dia 26/5, sábado, das 13h às 14h. Sala Gama.
Para crianças de 0 a 3 anos acompanhadas de responsável. 20 vagas (uma criança e um adulto por vaga).
Bate-papo: QUANDO NASCE UM PAI
O cineasta Diego Garcia, ao se tornar pai de Teresa, criou o projeto Quando Nasce um Pai, em que entrevista diferentes homens que refletem sobre paternidade. Neste bate-papo, ele conversa com o público sobre essa experiência transformadora.
Dia 26/5, sábado, das 14h30 às 16h. ETA. 20 vagas. Livre.
ATELIÊ MÓVEL A ALMA, O CORPO E A MATÉRIA
26/5, sábado: Corpo e Natureza, às 10h (3 a 24 meses) e às 11h (2 a 6 anos); Massas e Cheiros, às 15h (3 a 24 meses) e às 16h (2 a 6 anos).
27/5, domingo: Massas e Cheiros, às 10h (3 a 24 meses) e às 11h (2 a 6 anos); Cores, Aromas e Natureza, às 15h (3 a 24 meses) e às 16h (2 a 6 anos). Deck.
Para bebês de 3 meses a crianças de 6 anos acompanhadas de responsável. Inscrições com 30 minutos de antecedência.
espetáculo: ERA UMA VEZ (13 a 24 meses)
Era uma vez duas educadoras que resolveram apresentar o mundo literário e musical aos bebês. Muitos duvidaram que fosse possível, afinal onde já se viu uma gente tão pequena conseguir ouvir histórias nem sempre tão pequenas assim? Com Roberta Consort e Marcela Terry.
Para bebês de 13 meses a 24 meses acompanhados de responsável.
De 24 a 26/5, quinta a sábado, das 15h30 às 16h30.
Retirada de senha com 1 hora de antecedência no local.
MARCAS BOTÂNICAS: OLHARES, DESENHOS E CORES
As folhas de uma árvore são todas iguais? Será que, como as pessoas, cada folha tem um jeito só seu? Nesta atividade, crianças e acompanhantes vão conhecer novas folhas e produzir carimbos com suas texturas. Com Natália M. Mancini.
Dia 27/5, domingo, das 14h às 17h. Bosque dos Quiosques.
Para crianças de 4 a 6 anos acompanhadas de responsável.
intervenção: INSTALAÇÃO AFETIVO-POÉTICA
Um convite para compartilhar momentos de simplicidade e escuta entre caixinhas de música e apitos de pássaros que criam um espaço de aconchego para pousos e nutrição de encontros poéticos, lúdicos e afetivos. Com Ninho Cantante.
Dia 26/5, sábado, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30. Sala do Curumim, 9º andar.
Para crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de responsável.
CATAPLOFT! PERCUSSÃO CORPORAL PARA PEQUENININHOS
O que é música? De onde vem o som? Quais instrumentos têm o nosso corpo? Uma experiência musical cheia de descobertas, brincadeiras e movimentos. Venha ouvir e fazer música com as mãos, os olhos e até os ouvidos. Com Barulho Max.
De 23 a 25/5, quarta a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Espaço Multiúso.
Para crianças de 3 a 6 anos acompanhadas de responsável.
Agendamentos de escolares pelo site sescsp.org.br.
CAIXAS, CAIXAS PARA SE MOVIMENTAR E BRINCAR
Brincar com caixas de papelão, como brincam as crianças. Alimentar os contextos do brincar e das interações, criar túneis, casinhas e brinquedos que ampliem os movimentos e as interações para e com as crianças pequenas. Com Denise Nalini.
Dia 25/5, sexta, das 14h às 17h. Sala de Oficinas.
Quer ver o que vai acontecer em outras cidades? A Semana Mundial do Brincar também acontece no interior e litoral do Estado de São Paulo, clique aqui para acessar a programação do Estado de São Paulo.
Criança de corpo e alma
“Aos poucos, na hora certa – certa para cada criança – ela vai tentar uma, 10 ou 50 vezes erguer seu corpo, procurar o equilíbrio entre Céu e Terra. Vai conquistar seu corpo cada vez mais: engatinhando, arriscando o primeiro passo, caindo, se levantando, caindo e levantando até conseguir. Quantas lições podemos aprender desse processo para a vida de adulto. De onde vem essa vontade férrea de se erguer do chão? Erguer, como disse o Tupã Tenondé, é criar consciência e acordar o coração.”
Ute Craemer, pedagoga Waldorf, educadora comunitária e uma das fundadoras da Aliança pela Infância e da Associação Comunitária Monte Azu