Gente Arteira: aprenda a construir pipas e outros brinquedos

O "Gente Arteira" tem o objetivo de unir ações de arte-educação à programação da Caixa Cultural; confira a programação das férias de julho

Mayara Penina Publicado em 10.07.2018
Duas crianças brincam sentadas em um chão emborrachado com uma mulher

O Programa Educativo Caixa Gente Arteira tem o objetivo de unir ações de arte-educação à programação da Caixa Cultural, por meio de visitas monitoradas, oficinas de artes plásticas, música, dança e teatro.

Os temas abordados referem-se a diversas linguagens artísticas como pintura, desenho, animação, fotografia, percussão, canto, dança. Para participar é preciso fazer o agendamento pelo telefone (11) 3321-4400.

Confira a programação das férias de julho

  • Arraias, peixes e pipas

Os participantes terão a oportunidade de confeccionar sua própria pipa, cuja origem se deu no extremo oriente há cerca de 3 mil anos. No Brasil, as pipas chegaram por volta de 1596 com os colonizadores portugueses. Os escravos nos quilombos a utilizavam como sinal de aviso quando havia perigo por perto. A atividade pretende estimular a criatividade, noções de simetria e harmonia estética.
Datas: 11, 12, 18, 19, 20 e 24/07
Horários: 11 e 24 às 9h30; 12, 18, 19 e 20 às 9h30 e 14h30
Público: crianças e adolescentes de 7 a 12 anos
Inscrições: agendamento pelo telefone

  • Olhares divertidos

A partir da confecção de taumatrópios (objeto que consiste em discos de papelão com uma imagem em cada lado e presos a dois pedaços de barbante que, quando torcidos, parecem combinar as imagens), as crianças irão experimentar o jogo e a brincadeira como ferramenta educativa.

Datas: 25 e 26/07
Horários: 9h30 e 14h30
Público: crianças e adolescentes de 7 a 12 anos
Inscrições: agendamento pelo telefone
Capacidade: 30 crianças

  • Brinquedos e brincadeiras

O que é um brinquedo? Como nascem as brincadeiras? Por que é importante brincar? A atividade irá convidar os participantes a pensar, criar e construir espaços lúdicos, onde o ato de brincar diverte e educa. Ao final, irão criar um jogo tátil a partir de materiais diversos.
Data: 13/07
Horários: 9h30 e 14h30
Público: pessoas com deficiência visual
Inscrições: agendamento por telefone

  • Contação de histórias em libras-português

A contação será bilíngue, integrando público ouvinte e surdos. Haverá a apresentação de alguns sinais que serão usados durante a contação, para que participantes possam reconhecê-los durante a atividade. Uma educadora surda irá narrar a história com apoio de objetos cênicos e, ao mesmo tempo, um educador bilíngue irá repassar a história em português. O tema da contação do mês é “O principezinho”.
Datas: 04, 11, 18 e 25/07
Horário: 14h30
Público: escolas e público espontâneo a partir de 7 anos
Inscrições: agendamento por telefone

  • Libras de arruar

Arruar significa distribuir em ruas, passear a pé. Carrinhos de arruar eram usados até o século XIX como transporte no centro de São Paulo. Os transeuntes em frente à CAIXA Cultural serão convidados para participar de rápidas experiências em Libras e conhecer mais sobre o contexto histórico e cultural do centro de São Paulo, Libras e a cultura surda. Os participantes irão aprender alguns sinais, soletrar o próprio nome e fazer saudações básicas.
Datas: 12 e 26/07
Horários: 14h30
Público: interessados em geral
Inscrições: não há necessidade

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS