Festival “Circos” leva a magia do picadeiro para dentro de casa

Confira a programação da sexta edição do Festival Internacional Sesc de Circo, com espetáculos, painéis, oficinas e cursos voltados à prática circense.

Da redação Publicado em 26.08.2021
Na foto, artista circense aparece atrás de garrafas transparentes com líquidos coloridos. O artista tem pele clara e usa trajes em tons de azul, com uma camisa xadrez e calça jeans.
OUVIR

Festival de Circo on-line, gratuito e para todos os públicos? Tem sim, senhor! A 6ª edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo, entre 28 de agosto e 4 de setembro, conta com 11 atrações, sendo quatro estreias mundiais e outros três espetáculos que estreiam em formato virtual. O festival também oferece painéis, oficinas e cursos voltados à prática circense.

Além da programação infantil divulgada no Lunetas, toda a agenda do Circos pode ser acessada no site do festival

Confira a programação!

CIRCOS 2021 – 6º Festival Internacional Sesc de Circo

28 de agosto (sábado)

  • 15h – “A caravana do tempo”, por Cia do Swing

Gravado no Sesc Itaquera, o espetáculo é um percurso em que os artistas interagem com a arquitetura local para trazer novos olhares para o espaço. Mesclando o jazz de Nova Orleans (EUA) com ritmos diversos da música brasileira, as habilidades dos artistas embalam o espetáculo no melhor estilo circense.

Onde assistir: canal do YouTube ou Instagram Sesc ao Vivo

  • 19h – “Bloom: caminhos e encontros”, por Cia MaLala

Para celebrar a potência dos encontros e tudo o que pode florescer deles, o espetáculo “Bloom” (do inglês, “florescer”) faz um passeio pelos ciclos da natureza. Ao longo da narrativa, as diferentes estações do ano são traduzidas pelos movimentos dos acrobatas, que utilizam a técnica mão a mão – feita a partir do contato entre os artistas, sem uso de aparelhos ou objetos. 

Onde assistir: canal do YouTube ou Instagram Sesc ao Vivo

  • 21h – Documentário “Guarany, histórias do Circo dos Pretos”

Com direção de Mariana Gabriel, o documentário resgata a história do Circo Teatro Guarany, fundado pouco após a abolição, por João Alves da Silva, homem negro filho de mãe escravizada. O filme discute memória, questões de gênero, negritude e racismo no circo paulistano.

Onde assistir: plataforma Sesc TV

 

29 de agosto (domingo)

  • 11h – Oficina “Brincando com malabares”

A partir de objetos como bexigas, garrafas PET, jornais, vassouras, escovas de dente e papéis, as irmãs Thais e Tatiane Cola ensinam técnicas e exercícios de malabarismo para fazer em casa. 

Onde assistir: canal do YouTube

  • 17h – Documentário “Prot{agô}nistas – Estar vivo é nossa maior resistência”, por Coletivo Prot{agô}nistas

Espetáculo circense de celebração à diversidade negra, o documentário “Prot{agô}nistas” mostra os bastidores da montagem e discute algumas questões levantadas em cena,como quilombismo, afrofuturismo e solidão negra, colocando em foco cada um de seus mais de 20 artistas.

Onde assistir: plataforma Sesc TV

  • 19h – “Prot{agô}nistas – O movimento negro no picadeiro” (ao vivo)

O espetáculo é uma celebração da pele negra, em toda a sua diversidade. Com mais de 20 artistas revezando-se em números de humor, dança, música, acrobacias e malabarismos, o espetáculo festeja a existência. “Agô”, palavra em yorubá destacada no título, é um pedido de passagem e abertura de caminhos no palco.

 Onde assistir: canal do YouTube ou Instagram Sesc ao Vivo

  • 21h – Série “Palhaças do mundo”

A série documental nasceu de uma inquietação da diretora Manuela Castelo Branco, que em 2008 criou o Festival “Palhaças do mundo”, em Brasília, “porque era muito raro a palhaçaria feminina ter visibilidade”, diz ela. Já nos primeiros anos da mostra, ela começou a entrevistar mulheres palhaças ao redor do mundo, tratando de suas inspirações, pesquisas e o papel do feminino dentro das artes circenses.

Onde assistir: plataforma Sesc TV

 

30 de agosto (segunda)

  • 19h – Circo Charanga (ao vivo), por Cia LaMínima

Homenagem às tradições circenses, o trabalho revisita esquetes clássicos da palhaçaria a partir da história de três palhaços que apresentam um espetáculo de variedades. Embalado por uma diversidade de “screamers”, as marchas tocadas para acompanhar números de picadeiro, esse trio lança desafios e encena reprises, acrobacias, malabarismos e músicas.

Onde assistir: canal do YouTube ou Instagram Sesc ao Vivo

 

3 de setembro (sexta)

  • 19h – Circo Misterium (ao vivo), por Barracão Teatro e Cia Gravitá

Indicado para crianças a partir de 10 anos, “Circo Misterium” conta a história do palhaço Zabobrim. Durante um número com bolinhas de pingue-pongue, o artista acaba se engasgando e cai desfalecido. Quando desperta, se vê sozinho numa espécie de portal e conclui que o acidente lhe tirou a vida. No pós-vida, ele é recebido por uma série de divindades representantes de crenças diversas, que o ajudam a encontrar respostas e compreender o sentido que ele mesmo deu à sua existência.

Onde assistir: canal do YouTube ou Instagram Sesc ao Vivo

4 de setembro (sábado)

  • 15h – La Trattoria (ao vivo), com Los Circo Los

Prestes a abrir as portas de um requintado restaurante, dois sócios se veem diante de uma série de imprevistos. Esses personagens caricatos, inspirados em figuras clássicas da palhaçaria – o Branco, mandão e sério, e o Augusto, ingênuo e distraído –, criam uma sequência de trapalhadas. Mas logo enxergam na sua relação um caminho para lidar com os problemas de uma sociedade não menos desajustada.

Onde assistir: canal do YouTube ou Instagram Sesc ao Vivo

  • 21h – Retumbantes (ao vivo), por Lívia Mattos, Livia Nestrovski, Rafé e Tomás Oliveira

Quatro artistas tentam entender o seu lugar no mundo. Um homem que perdeu a cabeça, gêmeas siamesas nada semelhantes e um beatboxer malabarista se alternam em números de mágica e habilidades físicas, enquanto veem seus corpos se desmembrarem e se recomporem.

Onde assistir: canal do YouTube ou Instagram Sesc ao Vivo

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS