Interativa, a mostra reúne mais de 130 livros do chamado "pai da literatura infantil", entre livros clássicos, raros e inéditos. A entrada é gratuita
Monteiro Lobato (1822-1948) foi escritor, editor e teve seu nome imortizalizado na História do Brasil como o “pai da literatura infantil”, pelo conjunto de sua obra e também por manifestar a intenção – ainda inédita na época – de dissociar os livros infantis dos aspectos didatizante/moralizante/pedagogizante. Seus livros, personagens e sua forma de caracterizar mundos fantásticos são estudados até hoje como metáfora da capacidade imaginativa da criança. Como não se lembrar para sempre de Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia e tantos outros?
Para apresentar todo esse universo para as crianças de hoje e estimular o interesse pela História da literatura infantil, a Biblioteca José Mindlin, da USP, no Butantã, oferece, até o dia 29 de junho, a exposição “Monteiro Lobato sem fronteiras“, que celebrar o autor a partir de sua faceta de “escritor universal”, publicado e traduzido em diversos países.
A mostra, que tem curadoria de Luciano Mizrahi Pereira e Vladimir Sacchetta, conta com tablets interativos e reúne mais de 130 obras, dentre elas muitos originais, títulos traduzidos no exterior, e, é claro, dezenas de clássicos da literatura trazidos por ele para o Brasil. O público poderá conhecer obras raras, preciosidades e publicações inéditas.
As obras reunidas nesta exposição foram adquiridas ao redor do mundo e fazem parte do acervo do Centro de Documentação do Instituto de Estudos Monteiro Lobato, criado com o objetivo de estimular pesquisadores, produtores culturais e o público em geral, a trilharem novos caminhos sobre a obra do autor.
“Queremos mostrar a trajetória internacional da carreira de Lobato, traduzido e tradutor. Podemos dizer também que esta exposição celebra Monteiro Lobato como escritor universal, um autor que ultrapassou fronteiras, passeou por diferentes culturas e transcendeu seu tempo. Lobato traduzido e tradutor, um mestre da literatura infantil mundial”, destaca Pereira.
Para quem pesquisa Lobato, a exposição é um passeio formativo, mas as crianças também têm vez nessa programação, ao conhecer de perto o universo de criação desse artista tão importante para a cultura brasileira.
Dentre as obras expostas alguns destaques são as edições de Nasino, Itália, 1945, Don Quixoto de los Niños, Argentina 1938; Reinações de Narizinho (publicada em nove idiomas), Polônia, 1976; O Sací, Japão, 1979, dentre outras centenas de preciosidades literárias.
A visitação é gratuita, e está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Para agendar grupos escolares ou visitas monitoradas, é só escrever para educativo@bbm.usp.br
Mapa da Biblioteca José Mindlin
Exposição Monteiro Lobato sem fronteiras
Comunicar erro