‘Circo di SóLadies’: palhaças feministas levam igualdade ao palco

Formado só por mulheres artistas e pesquisadores da arte circense, o Circo di SóLadies faz graça para refletir sobre temas importantes, como igualdade de gênero

Da redação Publicado em 11.06.2018
Mulheres palhaças do grupo Circo di SóLadies, fantasiadas de princesas

Quem foi que disse que o picadeiro não pode ser palco de discussões sérias? O grupo circense formado só por mulheres Circo di SóLadies criou o espetáculo “Choque Rosa ou Com que armas lutamos?” com a proposta de levar questões sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino para o público infantil, de forma engraçada e descontraída, como pede o circo.

No dia 14 de junho (quinta-feira), às 20h, o grupo faz uma apresentação no Centro Cultural Tendal da Lapa, com entrada gratuita. O espetáculo, que já foi apresentado em Osasco, tem ainda apresentações na Praça CEU das Artes, em Diadema, no dia 15 de junho (sexta-feira).

Depois, o grupo segue com apresentações nos dias 16 de junho (sábado), na Praça Cornélia, no bairro Água Branca, 17 de junho (domingo) na Avenida Sumaré, próximo a Praça Irmãos Karmann, e termina a temporada com uma apresentação no dia 25 de junho (segunda) na Praça Miguel Dell’Erba, no Terminal Lapa.

Image

Divulgação

O espetáculo convida o público de todas as idades para refletir sobre questões de gênero e o espaço da mulher na sociedade de forma lúdica e encantadora.

Tem igualdade? Tem, sim, senhor!

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) na categoria Montagem e Circulação de Circo, o espetáculo “Choque-Rosa” apresenta mulheres palhaças e feministas que misturam técnicas circenses com a linguagem cômica. A intenção é alertar para igualdade de gênero, valorizando o protagonismo feminino e a força de mulheres do passado que fizeram história.

A criação do espetáculo partiu da pesquisa do grupo sobre a história de mulheres brasileiras e o impacto de seus feitos na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado.

“Elas, as que vieram antes, guiaram nossas escolhas e guiarão as palhaças em suas descobertas”, explicam as integrantes do grupo Kelly Lima, Lilyan Teles, Tatá Oliveira e Verônica Mello.

Utilizando uma linguagem simbólica, o grupo surpreende por tratar com as crianças de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo públicos de todas as idades.

Saiba mais sobre o Circo di SóLadies

Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir das inquietações em relação a desigualdade de gênero e da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, após dois anos de apresentações e intervenções, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.

Temporada Choque-Rosa

 

Quando: 14 de junho de 2018 (quinta-feira), às 20h

Local: Centro Cultural Tendal da Lapa – R. Constança, 72 – Lapa – São Paulo – SP

 

Quando: 15 de Junho de 2018, às 14h e 19h

Local: Praça CEU das Artes – Avenida Afonso Monteiro da Cruz, s/n – Jardim Uniao, Diadema – SP

 

Quando: 16 de junho(sábado), às 15h

Local: Praça Cornélia – Água Branca- São Paulo – SP

 

Quando: 17 de junho (domingo), às 11h

Local: Av. Sumaré, próximo à Praça Irmãos Karmann São Paulo – SP

 

Quando: 25 de junho (segunda-feira), às 16h

Local: Praça Miguel Dell’Erba, 50 – Lapa – São Paulo – SP

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS