Formado só por mulheres artistas e pesquisadores da arte circense, o Circo di SóLadies faz graça para refletir sobre temas importantes, como igualdade de gênero
Quem foi que disse que o picadeiro não pode ser palco de discussões sérias? O grupo circense formado só por mulheres Circo di SóLadies criou o espetáculo “Choque Rosa ou Com que armas lutamos?” com a proposta de levar questões sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino para o público infantil, de forma engraçada e descontraída, como pede o circo.
No dia 14 de junho (quinta-feira), às 20h, o grupo faz uma apresentação no Centro Cultural Tendal da Lapa, com entrada gratuita. O espetáculo, que já foi apresentado em Osasco, tem ainda apresentações na Praça CEU das Artes, em Diadema, no dia 15 de junho (sexta-feira).
Depois, o grupo segue com apresentações nos dias 16 de junho (sábado), na Praça Cornélia, no bairro Água Branca, 17 de junho (domingo) na Avenida Sumaré, próximo a Praça Irmãos Karmann, e termina a temporada com uma apresentação no dia 25 de junho (segunda) na Praça Miguel Dell’Erba, no Terminal Lapa.
Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) na categoria Montagem e Circulação de Circo, o espetáculo “Choque-Rosa” apresenta mulheres palhaças e feministas que misturam técnicas circenses com a linguagem cômica. A intenção é alertar para igualdade de gênero, valorizando o protagonismo feminino e a força de mulheres do passado que fizeram história.
A criação do espetáculo partiu da pesquisa do grupo sobre a história de mulheres brasileiras e o impacto de seus feitos na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado.
“Elas, as que vieram antes, guiaram nossas escolhas e guiarão as palhaças em suas descobertas”, explicam as integrantes do grupo Kelly Lima, Lilyan Teles, Tatá Oliveira e Verônica Mello.
Utilizando uma linguagem simbólica, o grupo surpreende por tratar com as crianças de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo públicos de todas as idades.
Quando: 14 de junho de 2018 (quinta-feira), às 20h
Local: Centro Cultural Tendal da Lapa – R. Constança, 72 – Lapa – São Paulo – SP
Quando: 15 de Junho de 2018, às 14h e 19h
Local: Praça CEU das Artes – Avenida Afonso Monteiro da Cruz, s/n – Jardim Uniao, Diadema – SP
Quando: 16 de junho(sábado), às 15h
Local: Praça Cornélia – Água Branca- São Paulo – SP
Quando: 17 de junho (domingo), às 11h
Local: Av. Sumaré, próximo à Praça Irmãos Karmann São Paulo – SP
Quando: 25 de junho (segunda-feira), às 16h
Local: Praça Miguel Dell’Erba, 50 – Lapa – São Paulo – SP
Comunicar erro
Saiba mais sobre o Circo di SóLadies
Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir das inquietações em relação a desigualdade de gênero e da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, após dois anos de apresentações e intervenções, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.