Circulação on-line da obra audiovisual “Berenices” vem em um momento oportuno quando precisamos falar do que estamos sentindo
Precisamos falar do que estamos sentindo. Em um momento em que a saúde mental e emocional de adultos e crianças está comprometida, apresentando alterações de humor, tristeza, ansiedade, depressão e medo, a arte é uma forma de entrar em contato com esses sentimentos, vivenciá-los e significá-los. Imagine conseguir ver seus sentimentos, pensamentos e sensações tomarem forma?
“Berenices” conta sobre o encontro da pequena Berenice consigo mesma e com as emoções despertadas com a chegada de um irmãozinho. O título em plural sugere quantas versões de si Berenice conhecerá ao longo da história: a raivosa, a carente, a entediada, a medrosa, a corajosa, a observadora… Somos convidados a acompanhar a jornada íntima de descoberta de um mundo interior povoado de sentimentos, por vezes contraditórios, que podem se expandir ou serem controlados de acordo com metáforas visuais construídas pelos artistas em cena, através da linguagem do teatro de bonecos e máscaras.
A cumplicidade e a intimidade entre a menina e o boneco rompem barreiras e trazem o espectador para esse universo sensível de expressão artística. Os pequenos se identificam com o drama vivido pela protagonista de tal modo que também se percebem vários. Isso porque muitas vezes o exercício da razão se sobrepõe ao desenvolvimento emocional no processo de crescimento. Pensar uma educação dos sentimentos passaria por aguçar a percepção e reconhecer as tantas emoções que nos movem.
A história de Berenice é um convite para o indivíduo conhecer a si próprio, a partir da saga da menina, até descobrir que:
“O mundo é um lugar cheio de pessoas e cada pessoa é um mundo”
A temporada de “Berenices” inicia em 15 de maio e finaliza no dia 6 de junho, sempre aos sábados e domingos. Confira a programação:
Berenices: os múltiplos lados da emoção
Classificação indicativa: Livre
Duração: aproximadamente 50 minutos de espetáculo + 30 minutos de bate-papo com artistas
15 e 16 de maio
Teatro Arthur de Azevedo
Às 16h, no Facebook e Canal do Youtube do Teatro
22 e 23 de maio
Teatro Paulo Eiró
Às 16h, no Facebook do Teatro
29 e 30 de maio
Teatro João Caetano
Às 16h, no Facebook e Canal do Youtube do Teatro
5 e 6 de junho
Teatro Alfredo Mesquita
Às 16h, no Facebook e Canal do Youtube do Teatro
As transmissões também serão realizadas no Facebook e Canal do YouTube do Grupo Morpheus Teatro.
Comunicar erro