Férias de julho 2021: confira programação cultural infantil

Com atividades on-line e presenciais, o Lunetas selecionou os melhores eventos para as férias de julho 2021 dos pequenos

Da redação Publicado em 08.07.2021
Na foto, quatro crianças brincam com bolhas em ambiente aberto
OUVIR

Artes visuais? Tem sim senhor! Oficinas criativas? Tem sim senhor! Contação de histórias, teatro, música, escrita, circo e muito mais? Temos também! Nas férias de julho, as agendas de museus e espaços culturais estão repletas de atividades para crianças e adultos curtirem em família.

As atividades desenvolvidas pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e pelas Fábricas de Cultura são todas on-line, enquanto a programação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) acontece presencialmente, nas quatro unidades espalhadas pelo Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal). Caso o CCBB esteja fechado na data da atividade, elas serão realocadas para o ambiente virtual.

Confira a programação!

10 de julho, sábado

Lugar de Criação: Jogos de Arte

Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias de artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

  • Encontro gratuito e presencial nas unidades do CCBB. Para adquirir ingressos, clique na cidade de sua preferência.

São Paulo | Rio de Janeiro | Belo Horizonte | Distrito Federal

  • Horário: 15h

13 de julho, terça-feira

Pipas para meninos e meninas

Com vareta de bambu, linha, cola e papel de seda, o educador Cris Glass ensina as crianças a confeccionarem suas próprias pipas.

A cultura do Funk: oficina virtual com Vitinho do Passinho, integrante do Lá da Favelinha

Além de aprender a dançar o passinho de funk nesta oficina prática, os participantes poderão conhecer um pouco de história dos estilos do passinho e suas vertentes dentro do ritmo.

  • Oficina virtual na plataforma Zoom com inscrição prévia no site do MAM.
  • Horário: 16h
  • Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.

16 de julho, sexta-feira

Lugar de criação virtual: o que é patrimônio cultural?

O público é convidado a conhecer o que é patrimônio cultural e natural de maneira bem divertida, por meio de quatro propostas que conectam o tema tema à vida cotidiana.

Bordado em Talagarça com Amanda Falcão

Você conhece o bordado em talagarça? A técnica é bastante utilizada para a confecção de tapeçarias e artes têxteis. A talagarça possui tramas bem abertas possibilitando o preenchimento com lãs e linhas diversas, fazendo uso dos pontos do bordado tradicional. Não é necessário conhecimento prévio para a participação na oficina.

O material solicitado para realização da oficina é talagarça (aproximadamente 30cm x 30cm), agulha para tapeçaria n° 14, lãs e linhas diversas, lápis, giz de lousa ou giz de cera e folhas para rascunho.

17 de julho, sábado

Lugar de criação: oficina de artes

Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

  • Encontro gratuito e presencial nas unidades do CCBB. Para adquirir ingressos, clique na cidade de sua preferência.

São Paulo | Rio de Janeiro | Belo Horizonte | Distrito Federal

  • Horário: 15h

20 de julho, terça-feira

Iniciação artística: arco-íris rodopiantes

Confecção de brinquedo com papéis coloridos.

22 de julho, quinta-feira

Oficina de stop-motion

Na oficina de stop-motion, os aprendizes irão realizar pequenos filmes de 10 cenas, contando um pouco da rotina do dia a dia durante a quarentena.

Relaxamento em família

A proposta da segunda atividade é vivenciar uma experiência de alongamentos, respirações e relaxamento corporal em família. O intuito é aproximar os familiares das práticas corporais e oferecer uma nova perspectiva divertida sobre autocuidado.

Trompete Caseiro

A oficina ensina os participantes a criarem um trompete com materiais recicláveis. Os materiais necessários são 2 garrafas PET de 2 litros, uma sacola plástica e um punhado de milho, arroz ou feijão.

23 de julho, sexta-feira

Contação de história com Tapetes Contadores de Histórias

Os Tapetes Contadores de Histórias convidam pais e filhos para uma viagem pelo mundo através das narrativas orais. Para tal, eles costuraram belos tapetes que servem de cenário para três contos tradicionais da Austrália, Peru e Moçambique.

24 de julho, sábado

Construindo um berimbau caseiro

O educador Márcio Rogério ensina a construir um berimbau, um dos principais instrumentos utilizados na capoeira. Na atividade, os participantes utilizarão materiais recicláveis para a confecção do instrumento.

Lugar de criação: oficina de histórias

Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

  • Encontro gratuito e presencial nas unidades do CCBB. Para adquirir ingressos, clique na cidade de sua preferência.

São Paulo | Rio de Janeiro | Belo Horizonte | Distrito Federal

  • Horário: 15h

27 de julho, terça-feira

Fazendo massinha pra consertar múmias

Com tutoria do educador Glaidston, os participantes aprenderão a fazer uma massinha de argila artificial, que pode ser guardada na geladeira e serve para fazer inúmeros brinquedos.

30 de julho, sexta-feira

Costurando poesia: contação de histórias virtual com Os Tapetes Contadores de Histórias

Por meio de seus belos cenários costurados, Os Tapetes Contadores de Histórias convidam pais e filhos a mergulharem na poesia de importantes escritores brasileiros.

31 de julho, sábado

Lugar de criação: oficina de saberes

Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz.

  • Encontro gratuito e presencial nas unidades do CCBB. Para adquirir ingressos, clique na cidade de sua preferência.

São Paulo | Rio de Janeiro | Belo Horizonte | Distrito Federal

  • Horário: 15h
Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS