6 lugares que acolhem famílias de crianças vítimas de abusos

Famílias e cuidadores de crianças vítimas de violência sexual precisam de acolhimento e acompanhamento psicológico; conheça alguns locais de apoio

Da redação Publicado em 31.07.2023
Foto de um corpo de adulto de perfil em que se vê que está num grupo com outras pessoas sentadas em roda, mas só aparecem um destaque para suas mãos apoiadas nas pernas
OUVIR

Resumo

A presença e o apoio das mães no processo de denúncia e acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual é fundamental para o emocional dos filhos. Conheça algumas instituições e serviços públicos que oferecem apoio às famílias.

A cada ano, são 500 mil crianças abusadas sexualmente no Brasil. Mais da metade tem menos de cinco anos. Isso corresponde a três meninos ou meninas abusadas a cada hora do dia. Na maioria dos casos, a violência ocorre dentro de casa.

Apesar do acolhimento às vítimas ser prioridade, quando um caso é descoberto, toda a dinâmica familiar é afetada, principalmente as mães. Diante de um conflito intrafamiliar – quando o abusador é um membro da famíliatomar a melhor decisão para proteger o filho não é tão simples.

Em uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), elas relatam “tristeza, vergonha, falta de proteção e apoio, medo e preocupação” como os principais sentimentos que carregam.

Número de crianças abusadas

O Disque 100 recebeu 17,5 mil denúncias de abusos contra crianças nos primeiros meses de 2023. Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, mais de 9 mil casos foram registrados. Além disso, ano passado, ocorreram 18 mil estupros contra crianças de zero a 13 anos.

Então, como garantir um acompanhamento adequado e especializado após a denúncia?

 

Conheça 6 espaços que acolhem familiares de crianças abusadas:

Minas Gerais

  • 1. MILA – Movimento Infância Livre de Abusos
    Oferece apoio psicológico e jurídico para vítimas e familiares. O movimento, fundado por uma vítima de violência sexual durante a infância, visa transformar a dor em luta para a prevenção de novos casos.

São Paulo

  • 2. Organização Social de Saúde Casa de Isabel
    Apoia e orienta mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violências. Adicionalmente, oferece assistência psicológica. A organização desenvolve ações sociais e pesquisas comunitárias, na zona leste da capital paulista.
  • 3. ABBA – Associação Brasileira Beneficente Aslan
    Instituição de cunho religioso que promove serviços de acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social e contextos de violências. Atua na coordenação de projetos de prevenção, orientação e proteção. Também presente no Piauí.

Espírito Santo

  • 4. Casa Rosa
    Local de atendimento especializado e acompanhamento integral em saúde para pessoas em situação de violências, em especial crianças e adolescentes. O lugar faz parte do serviço do Centro de Atenção à Mulher e à Família, da prefeitura de Vitória. Conta com atendimentos humanizados de médicos, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Bahia

  • 5. TamoJuntas
    Organização feminista formada por profissionais mulheres. Oferece acolhimento e orientação jurídica, psicológica, social e pedagógica para mulheres em situação de violência.

Distrito Federal

  • 6. Casa Abrigo
    Atende pessoas encaminhadas por centros especializados, como a Delegacia de Atendimento à Mulher. O abrigo disponibiliza atendimento interdisciplinar, pedagógico, psicológico e jurídico, garantindo sigilo e proteção integral.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS