Unicef lança cartilha ‘Plano municipal para a primeira infância’

Guia tem o intuito de orientar gestores e gestoras na formulação de políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos

Da redação Publicado em 24.02.2022
Um grupo multiétnico de crianças vestindo roupas coloridas brinca ao ar livre. No primeiro plano, um menino de pele clara abraça uma menina com síndrome de Down que usa uma laço rosa no cabelo. Ambos sorriem
OUVIR

Resumo

Cartilha do Unicef orienta gestores e gestoras a desenvolverem políticas públicas voltadas à primeira infância.

“É preciso uma aldeia para educar uma criança.” Frequentemente ecoado no Lunetas, este provérbio africano ressalta a necessidade de toda a sociedade estar envolvida na criação dos pequenos. Para auxiliar gestores e gestoras que atuam com infâncias no âmbito municipal, o Unicef lançou a cartilha “Plano municipal para a primeira infância: um passo a passo para a elaboração”. Feito em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), o material apoia a elaboração ou qualificação de planos que possam sair do papel e se transformar em ações concretas que beneficiem os pequenos.

Segundo a cartilha, “o Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI) é um instrumento político e técnico que possibilita fazer investimentos na primeira infância de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos.” Apesar da maioria das ações do PMPI serem previstas para longo prazo, é essencial pensar em planos rápidos que sejam capazes de tratar urgências e necessidades das crianças. Nesse sentido, as iniciativas orientadas na cartilha devem contemplar objetivos e metas para o período de quatro anos (2021-2024), devendo o documento ser apresentado até agosto de 2022 e implementado até agosto de 2023.

Por que trabalhar com a primeira infância? As respostas são diversas. O cérebro das crianças está sempre aprendendo, principalmente na primeira infância – o que intensifica a necessidade de afeto, carinho, cuidado e condições dignas e saudáveis voltadas aos pequenos, destaca o material.

É fundamental formular e aprimorar programas e políticas públicas que sejam capazes de melhorar as condições de vida das crianças e suas famílias, sobretudo as que vivem em situação de maior vulnerabilidade. Assegurar os direitos das crianças e seus responsáveis é o caminho mais efetivo para se romper ciclos intergeracionais de reprodução da pobreza, além de ser um dever da família, sociedade e Estado.

* A cartilha “Plano municipal para a primeira infância: um passo a passo para elaboração” é uma publicação do Selo Unicef em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e ANDI – Comunicação e Direitos. O documento pode ser acessado mediante download gratuito no site do Unicef.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS