Se você tem alguém próximo que possui Alzheimer, o livro pode ajudar as crianças a elaborar as dúvidas sobre o assunto
Para conversar sobre os mistérios que envolvem a morte, ou sobre estereótipos, livros infantis podem ser uma boa forma de abordar temas complexos com as crianças. Conheça o livro "A vovó virou bebê", que fala sobre Alzheimer com os pequenos.
Seja para conversar sobre os mistérios que envolvem a morte, sobre empoderamento de crianças negras ou sobre sexualidade, os livros infantis podem ser uma boa forma de começar uma conversa sobre assuntos importantes e complexos com as crianças. Com o Alzheimer, não seria diferente.
Ao abordar a doença que, infelizmente, faz parte do dia a dia de muitas famílias, e com lindas ilustrações, o livro “A vovó virou bebê” (Panda Books, 2008), de Renata Paixa, oferece às crianças olhar sensível e lúdico sobre o tema.
O livro é recomendado para crianças de cinco a oito anos, e conta a história de Sofia, uma menina de 7 anos, e de sua vó Dorinha, com quem gosta de passar bastante tempo. Porém, um dia, a vovó Dorinha começa a agir de maneira muito esquisita. Ela abotoa a blusa errado, esquece das coisas que estava fazendo. A vovó Dorinha tem Alzheimer e, com a ajuda de sua mãe, a menina aprende mais sobre a doença e descobre que os melhores remédios para cuidar da vovó são paciência, amor e carinho.