Agora você pode ouvir os conteúdos do Portal Lunetas!

Para ampliar nosso compromisso com acessibilidade e inclusão, disponibilizamos ferramenta que converte texto em áudio

Da redação Publicado em 21.01.2021
Foto de uma menina de perfil usando blusa verde e fones de ouvido
OUVIR

Resumo

Lançamos uma ferramenta que converte texto em áudio, assim, você também pode ouvir os conteúdos publicados no Lunetas! A iniciativa faz parte da nosso compromisso com a inclusão, ampliando o acesso à informação de qualidade a todas as pessoas em sua diversidade.

Leitores, temos uma novidade para vocês! Agora é possível ouvir os conteúdos publicados no portal Lunetas! Lançamos uma ferramenta que converte o texto em formato de áudio. Esta iniciativa integra a nossa proposta de democratizar o acesso à informação de qualidade para todas as pessoas. Para escutar as matérias, basta clicar no player localizado logo abaixo da foto principal e data de publicação. 

Image

Divulgação/Lunetas

No player, você consegue ouvir os conteúdos em texto convertidos para áudio

Além de atender pessoas com deficiência, como cegos e aqueles com baixa visão, o formato em áudio pode ser ouvido por quem tem dificuldade de leitura ou até mesmo pessoas analfabetas, já que o Brasil contabiliza 11,8 milhões de analfabetos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), de 2019. O  áudio é também uma forma de atender o público que prefere escutar os conteúdos enquanto realiza alguma outra tarefa ou atividade de rotina, por exemplo.

Acreditamos na acessibilidade e na inclusão, afinal, se um conteúdo é acessível para pessoas com deficiência, também inclui todas as pessoas em toda sua diversidade.

O uso de ferramentas de acessibilidade já faz parte da história do Lunetas, desde o processo de design à criação de conteúdo. Além de uma página dedicada para falar sobre o tema, oferecemos ainda as seguintes opções:

  • O layout do portal está estruturado para proporcionar navegação simples para quem usa leitores de tela.
  • Todas as imagens acompanham os chamados “textos alternativos”, para que os leitores de tela leiam a sua descrição.
  • O site conta com uma barra lateral de acessibilidade, a partir da qual é possível visualizar o site em alto contraste, além de aumentar e diminuir as fontes dos principais conteúdos.
  • As páginas do Lunetas podem ser acessadas pela tecla de tabulação do teclado e são testadas para serem geradas corretamente nas versões mais recentes dos principais navegadores (Google Chrome, Apple Safari, Mozilla Firefox e Microsoft Edge).

Muitos conteúdos apresentam ainda formato em vídeo que acompanham legendas e descrição e, sempre que possível, audiodescrição e intérprete de Libras.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS