Acessibilidade

O Instituto Alana tem um compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão. Acreditamos que todas as pessoas têm o direito à acessibilidade e de acesso à informação e nos esforçamos, em conjunto, para oferecer uma experiência rica a todos.

Adotamos HTML5 semântico, válido e estruturado em todas as páginas. A estilização visual é feita por meio de folhas de estilo em cascata (CSS) e a interação aperfeiçoada com os leitores é via JavaScript.

Veja abaixo uma lista de itens que implementamos para melhorar nossas páginas para que você navegue por elas da forma mais fácil possível:

Layout do site

Os layouts das nossas páginas são estruturados para proporcionar navegação simples para quem usa leitores de tela. O HTML5 semântico com as tags apropriadas ajuda a identificar cabeçalhos, seções, listas e tabelas, além de outros recursos de formatação de conteúdo para que as visitas ao site aconteçam de forma fácil e consistente por meio da tecnologia assistiva.

Texto alternativo

Toda imagem do nosso site vem acompanhada de um formato de texto para que os leitores de tela leiam o conteúdo alternativo.

Conteúdo em áudio

As matérias publicadas no portal apresentam um player que converte textos em áudio. A ferramenta está disponível abaixo da data de publicação e do nome do autor de cada conteúdo.

Conteúdo em vídeo

Oferecemos também conteúdos em vídeo e, sempre que possível, oferecemos uma alternativa em formato de texto, incluindo legendas e transcrições, além de intérprete de Libras.

Texto e contraste

Nossas páginas são ricas em texto, imagens e funcionalidades. Levamos a acessibilidade em consideração no nosso processo de design e criação de conteúdo. Além disso, nosso site conta com uma barra lateral de acessibilidade, a partir da qual é possível visualizar o site em alto contraste, além de aumentar e diminuir as fontes dos principais conteúdos.

Acessibilidade por teclado

Nossas páginas podem ser acessadas pela tecla de tabulação do teclado.

Suporte a navegadores

Testamos nossas páginas para que elas sejam geradas corretamente nas versões mais recentes dos navegadores Google Chrome, Apple Safari, Mozilla Firefox e Microsoft Edge.

Conteúdos de terceiros

Quando referenciamos conteúdos produzidos por terceiros, incentivamos nossos parceiros a oferecer componentes que sejam acessíveis e fáceis de usar, mas não podemos garantir que eles sigam os nossos padrões de acessibilidade.