‘A vida secreta das fraldas’: um tributo à maternidade no teatro

Utilizando fraldas de pano que se transformam em bonecos, o espetáculo faz uma homenagem ao trabalho invisível das mães que se desdobram em muitas

Renata Penzani Publicado em 29.04.2019

No dia 5 de maio (domingo), o Sesc Pinheiros recebe a última apresentação do espetáculo “A vida secreta das fraldas”. Com classificação livre e voltada para toda a família, a peça faz uma homenagem à maternidade, utilizando bonecos feitos com fralda de pano.  Os ingressos custam de R$ 5 a R$ 17. Crianças de até 12 anos não pagam a entrada. As apresentações acontecem em dois horários, às 15h e às 17h.

A história se passa em uma lavanderia, cenário onde a protagonista se percebe sobrecarregada em função da quantidade de roupas para lavar. Então, em um mergulho em si mesma, ela passa a refletir sobre o papel da mulher no cuidado dos filhos, e transforma o seu entorno em um universo onírico onde delírio e realidade se misturam. As fraldas ganham vida e se transformam em diversos personagens, como cachorro e bailarina, divertindo as crianças da plateia. A mulher passa, então, a representar as inumeráveis mães que são capazes de transformar as tarefas do dia a dia em algo extraordinário.

Image

Divulgação

A roteirista e atriz Andi Rubistein foi vencedora do prêmio de melhor atriz/manipuladora de bonecos no Festival de Teatro para a Infância da Sérvia.

O tom fantasioso da montagem busca provocar uma reflexão sobre os desafios sensíveis da maternidade na sociedade contemporânea, em que muitas vezes uma mulher ter de se desdobrar em muitas é algo que é cobrado. Assim, “A vida secreta das fraldas” faz uma abordagem divertida e leve de um assunto complexo e urgente: o excesso de culpabilização da maternidade.

O espetáculo, que conta com a direção de Urga Maira Cardoso, surgiu da experiência pessoal da roteirista a atriz e manipuladora de bonecos Andi Rubistein, que, ao se tornar mãe, viu-se na difícil tarefa de equilibrar o trabalho e a rotina materna.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS