Quando os cuidadores discordam das decisões: como lidar?

Como alinhar a educação da criança num espaço onde pais, cuidadores e familiares divergem na forma de criação

Criar e Crescer Publicado em 18.01.2019
Educação da criança: Um bebê sentado no chão brincando com dois homens
OUVIR

Resumo

A avó não alimenta como a mãe prefere, o pai quer uma escola e a mãe outra, o avô não deixa comer determinado alimento, a tia deixa ver televisão. Quando as opiniões não convergem, como equilibrar?

Certamente você já passou por uma situação em que discorda com quem você divide os cuidados de seu filho. Seja na alimentação, na hora de dormir, na hora das birras. Podem acontecer muitos desentendimentos quando a família toda não está alinhada na educação da criança. Neste vídeo, do canal Criar e Crescer, o pediatra Daniel Becker e a psicopedagoga Isa Minatel conversam sobre este tema: como educar em um espaço em que pais, cuidadores e familiares divergem na forma de criação?

A primeira orientação da psicopedagoga é:

“Cuidado para não querer ser professor do outro adulto”

“Isso é falta de empatia. Dependendo do temperamento do outro, ele não vai gostar e não vai querer fazer como você”, afirma a Isa. Por isso, os dois profissionais afirmam que, o mais importante é que os macrotemas sejam muito bem alinhados na educação da criança. Assim, aqueles pequenos assuntos, que não necessariamente impactam nos valores da família, podem ser discutidos com mais calma. “Até para escolher as lutas que vamos entrar”.

Educação da criança entre pais e cuidadores

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS