Patrícia Camargo sugere brincadeiras para os momentos em que a necessidade não é de tempojunto, mas de tempo sozinho
Quem tem crianças em casa, sabe bem como são preciosos os momentos em que as crianças estão entretidas em algo. É aí que o cuidador pode dar conta de todas as tarefas da casa e que a própria criança demanda. Por isso, o Tempojunto listou essas 7 brincadeiras.
Nosso parceiro Tempojunto surgiu a partir da vontade da publicitária Patrícia Marinho de melhorar a qualidade do tempo que ela passa juntos com as filhas. Ela constatou que brincar junto, além de ser divertido, aproxima, reúne e cria um repertório comum de assuntos que enriquece a vida da família. O principal objetivo do site é compartilhar sugestões de atividades que adultos e crianças possam fazer juntos. Desta vez, a lista é de brincadeiras para divertir as crianças.
Às vezes, você só precisa de dois ou três minutinhos com seu filho ocupado e seguro para terminar alguma coisa: checar a comida no fogo; atender ao telefone; passar o olho pelo jornal; responder um e-mail; trocar a fralda do irmãozinho; ou ir ao banheiro(!). Apesar de serem simples, pais de crianças entre um e dois anos sofrem para fazer essas atividades com tranquilidade.
Patrícia Camargo sugere brincadeiras para os momentos em que a necessidade não é de tempojunto, mas de tempo sozinho. Assim, ligar a televisão não precisa ser a única opção.
Você vai precisar de:
Se você não tiver uma caixa de papelão grande o suficiente para seu filho ficar inteirinho dentro, pode ser uma menor mesmo. O desafio para você colocar a ele é desenhar por dentro da caixa.
Esta também é outra dica que eu já tinha dado. Mas tem uma versão que dá para fazer dentro de casa, mesmo sem sol: no vidro ou espelho. Um pincel e um potinho de água e a criançada se diverte vendo as gotas de água escorrerem pelo vidro. Depois, é só secar.
Se você prefere uma versão menos bagunceira, pode usar uma folha de cartolina escura, ou papelão para a pintura. Também funciona!
Uma garrafinha vazia de água, canudinhos e palitos de sorvete são o que você precisa para manter as crianças entretidas por alguns minutinhos.
Uma atividade que, além de fortalecer a coordenação motora e noção espacial, ajuda na concentração. Também super inclusiva e dá para fazer com irmãos.
Cada um ganhou uma figura furadinha e os s três brincaram de quem conseguia fazer primeiro o alinhavo.
Tempojunto
Para essa brincadeira, é preciso apenas uma fita crepe e uma superfície lisa
Para esta atividade você só precisa de fita crepe. Cole várias tiras de crepe numa superfície lisa, como uma mesa ou até o chão. Pode colocar uma por cima da outra, como eu fiz na foto.
Em seguida é só deixar seu filho se divertir tentando tirar toda a fita crepe. Se ficou muito fácil, peça para ele colar de novo, da maneira que achar melhor.
Você vai precisar de:
Com a tesoura, faça pequenos furos por toda a caixa. Não esqueça das laterais. Então, corte os canudinhos em pedaços de mais ou menos 4 centímetros.
Apresente para a criança e peça para ela colocar os canudinhos em todos os furinhos que encontrar, sem deixar o canudo cair dentro da caixa (Claro, se cair não tem problema. É só colocar outro).
Leia mais
Comunicar erro