Quem conduz o encontro é o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, que ajuda os homens a se libertarem das amarras do machismo e da masculinidade tóxica
Homens e mulheres têm diferentes vivências em relação ao seu espaço e papel no mundo. Histórica e socialmente, os homens apresentam mais dificuldades para expressar emoções. Para ajudar a mudar essa realidade, compartilhar sentimentos, dividir desafios e somar experiências, o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, colunista do Lunetas, conduz quinzenalmente um grupo terapêutico para homens, no Lumos Cultural, clínica no bairro Sumaré, zona oeste São Paulo.
O próximo encontro será no dia 28 de agosto (terça-feira), às 19h. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. Então, aproveite para avisar ao seu parceiro, amigo, colega de trabalho ou qualquer outro homem que esteja procurando espaços de acolhida emocional para desconstruir estereótipos.
O grupo é um espaço de troca, onde acontece uma roda de conversa aberta sobre a experiência de cada um – tanto sobre paternidade quanto sobre sexualidade, masculinidade e outros aspectos de ser homem no século XXI.
Especializado em terapias familiares, o psicólogo se debruça sobre as chamadas “novas paternidades”, e como ajudar os homens a se libertarem das amarras dos estereótipos da masculinidade. Em outras palavras, ele dá aos homens a oportunidade de se reunirem para falar abertamente sobre suas emoções, e assim ajuda na construção de uma paternidade mais sensível.
“A característica do trabalho é não controlar a participação e nem se programar. Gosto de deixar que o grupo estabeleça os temas e a forma como tratá-los”, explica.
O objetivo do encontro, de acordo com o terapeuta, é desconstruir e enfrentar o machismo, constantemente