Em sua primeira edição, o festival vai circular pelos quatro cantos da cidade, com atividades que celebram a importância de contar e ouvir histórias
Com a intenção de celebrar a arte das narrativas orais, acaba de nascer o 1º Festival Giro de Histórias, que será realizado no dia 26 de agosto (domingo), no Espaço de Brincar Aldeia das Crianças, na zona oeste. (próximo ao metrô Vila Madalena). O evento é realizado pela atriz e cantadora Juliana Bazanelli e do grupo Era Uma, um núcleo de contação de histórias, que se desdobra em vídeo, teatro e pesquisa.
Voltado para pesquisadores, narradores, crianças de todas as idades e também adultos, o festival surgiu com a proposta de circular pelos quatro cantos da cidade, passando pelas zonas oeste, leste, sul, norte, e centro. As próximas etapas do evento acontecerão nos próximos meses, com programação ainda em fase de construção. Confira as datas e locais:
Confira a programação completa:
10h – Abertura com KIARA TERRA
Histórias para viver o tempo como um presente. Nesta apresentação, conduzida por Kiara Terra há um convite aos participantes para que, através da narração de histórias eles encontrem e partilhem sua histórias vividas.
11h – CHÃO DE NUVENS – Contação de Histórias para bebês, com Janaina Brizolla
Repertório escolhido especialmente para crianças de 0 a 5 anos, histórias delicadas, com muito humor e encantamento.
11h50 às 14h – Intervenção RAMINHOS DE HISTÓRIAS, com Débora Kikuti
Nesta intervenção, Débora Kikuti propõe encontros onde oferece uma das ervas que carrega e que, quando escolhida, lhe inspirará a melhor história a ser narrada.
12h – TENDA DE HISTÓRIAS, com Era Uma
Uma aconchegante tenda itinerante convida as crianças a entrar no mundo dos contos.
As histórias são contadas por Manoela Pamplona e acompanhadas pela música ao vivo de Fabio Katz.
14h – SORRISO DE GANESHA, com Willian Gama
Um repertório divertido com lendas, contos e mitos indianos, mesclados com mantras e interatividade com a platéia.
15h – CONTOS DOS 4 CANTOS, com Era Uma
Com música, teatro e narrativa são apresentados 4 contos, de diferentes partes do mundo. Com Camila Amorin, Manoela Pamplona e música ao vivo de Fabio Katz.
15H50 – Intervenção JOGAM-SE HISTÓRIAS, com Elaine Dauzcuk
Por meio de uma abordagem poética a narradora convida para escolher uma carta. Escolha e ouça uma história.
16h20 – CARTOMANTE DE PAPEL, com Daniel Moray Luza e Juliana Bazanelli
Espetáculo inspirado na brincadeira do origami conhecido como “adivinho”, “abre e fecha” ou “cartomante de papel”. O brinquedo possui 8 cores. Na peça, cada cor revela uma história que representa um ponto da Roda do Ano (equinócios, solstícios e meados). No desenrolar da brincadeira, o público escolhe 4 cores; nessa interação, a cada vez, temos uma apresentação única.
17h às 18h – RODA ABERTA DE HISTÓRIAS
+ Feira de Livros, ilustrações e brinquedos
+ Cantina vegana, com a chef Camila Bollella