Com afoxé, ciranda, samba de umbigada e muitos outros ritmos, o espetáculo homenageia os orixás afro-brasileiros
O espetáculo musical "Ciranda dos Orixás", em cartaz no Sesc Belenzinho, faz um passeio pelos ritmos das tradições de matrizes afro-brasileiras.
Apresentar para as crianças desde cedo os ritmos e tradições afro-brasileiras é incentivas o respeito pelas culturas ancestrais. O espetáculo “Ciranda dos Orixás”, da Companhia Tempo de Brincar, conhecida por seu trabalho de valorização da cultura popular brasileira, se inspira na mitologia afro-brasileira.
No palco, a montagem convida as crianças para um passeio pelos ritmos africanos, como tambú, samba de umbigada, afoxé, ciranda, maxixe e muitos outros. Tudo isso embrulhado em arranjos vocais e instrumentais para viola caipira, violão, flauta, sax e percussão.
A apresentação será no dia 29 de julho (domingo), das 18h às 19h, na comedoria do Sesc Belenzinho. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.
A companhia se inspira no universo da Cultura Popular Brasileira retratando as festas tradicionais, os mitos e ritmos musicais brasileiros, além dos adereços, bonecos e mamulengos utilizados nessas manifestações.
Criada e dirigida pela Atriz e Artista Visual; Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva, a companhia tem se destacado pelo sério trabalho de pesquisa e criação dedicado ao público infantil de todas as idades, participando de importantes eventos como os Encontros da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha: 2007 – Valparaíso, Chile , 2005 – Montevidéu – Uruguai, 2003- Belo Horizonte, e se apresentando em programas de TV como Sr. Brasil e Viola Minha Viola da TV Cultura, TVs Educativas, além de Teatros, Congressos, Festivais e unidades do SESC de todo o Brasil.
Ao longo de sua trajetória, a Cia Tempo de Brincar lançou os DVDs Varal de Memórias (2015), Tempo de Brincar (2008) e os CDs: Ciranda dos Orixás (2017), Cantigas de Amor para um Coração Pequeno (2011), Histórias do Brasil (2006), Histórias Folias e Cantigas de Natal (2004), Tempo de Brincar (2003).
Comunicar erro
Para o povo Iorubá, os orixás são manifestações da natureza. Melhor, eles são a própria natureza: o mar, o rio, as matas, o céu, a terra, a chuva, o arco-íris. Cultuados no Brasil, os orixás são parte de um gigante legado cultural e humano de povos da África, que na diáspora negra, trouxeram seus conhecimentos, heranças que a história tentou apagar.