A palavra abayomi tem origem iorubá e significa "encontro precioso"
Através das bonecas Abayomis, busca-se o fortalecimento e o reconhecimento da identidade afro-brasileira, além disto, permite à criança ou adolescente construir o seu próprio objeto estimulando a fantasia.
Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias. A partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. O Lunetas ensina como fazer uma boneca Abayomi, que são um símbolo de resistência.
A bonecas ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Ela se tornou comum na arte popular brasileira a partir do movimento de mulheres negras do Maranhão. Tendo sido criada por Waldilena Martins ou Lena Martins que buscava na arte popular um instrumento de conscientização e socialização.
As bonecas Abayomis são negras feitas de sobras de tecido que são amarrados resgatando a forma mais singela do fazer artesanal, sem uso de costuras e o mínimo de ferramentas. Aprenda mais sobre as Abayomis com o Portal Geledés.
https://www.facebook.com/portallunetas/videos/496908920719777/
Leia mais
Comunicar erro