O que acontece quando a experiência dos idosos e a vivacidade das crianças se encontram?
O documentário "Presente Perfeito" retrata o dia a dia de uma creche que compartilha o endereço com uma casa de repouso para idosos, em Seattle. Cerca de 43% dos idosos vivem a experiência do isolamento social, que está diretamente ligada à solidão e à depressão.
Já pensou em uma creche que funciona no mesmo endereço que um lar para idosos ? Essa ideia foi colocada em prática por um projeto intergeracional realizado pela pré-escola Intergenerational Learning Center e pela casa de repouso Providence Mount St. Vincent, ambos de Seattle, nos EUA, e deu origem ao documentário “Present Perfect” (“Presente Perfeito”) do diretor Evan Briggs. O trailer soma mais de um milhão de visualizações no YouTube . O filme está buscando financiamento colaborativo para ser finalizado.
“Cerca de 43% dos idosos vivem a experiência do isolamento social, que está diretamente ligada à solidão, depressão, assim como ao declínio mental e físico”
Por isso, diariamente, crianças de até cinco anos interagem com os 400 idosos moradores do lar numa variedade de atividades, como música, dança e arte. O objetivo das instituições é ajudar as crianças a aprenderem sobre o processo de envelhecimento normal, aceitar as pessoas com deficiência e ajudá-los a reduzir o medo de adultos mais velhos. Além disso, o projeto intergeracional é uma alternativa para esquivar os idosos da solidão, comum para quem costuma envelhecer isoladamente.
Em entrevista ao ABC News, o diretor do documentário Evan Briggs disse que minutos antes das crianças chegarem ao local, os moradores pareciam sonolentos, sem vida. Mas assim que elas entraram e começaram a interagir por meio das atividades, “os residentes pareciam reviver”.
Assista ao trailer do documentário:
Leia mais
Comunicar erro