7 atividades para entreter as crianças por uns minutinhos

Patrícia Camargo sugere brincadeiras para os momentos em que a necessidade não é de tempojunto, mas de tempo sozinho

Tempojunto Publicado em 02.04.2015
Brincadeiras para crianças: foto de criança que brinca de alinhar os contornos de um desenho no papel sulfite com um cordão.
OUVIR

Resumo

Quem tem crianças em casa, sabe bem como são preciosos os momentos em que as crianças estão entretidas em algo. É aí que o cuidador pode dar conta de todas as tarefas da casa e que a própria criança demanda. Por isso, o Tempojunto listou essas 7 brincadeiras.

Nosso parceiro Tempojunto surgiu a partir da vontade da publicitária Patrícia Marinho de melhorar a qualidade do tempo que ela passa juntos com as filhas. Ela constatou que brincar junto, além de ser divertido, aproxima, reúne e cria um repertório comum de assuntos que enriquece a vida da família. O principal objetivo do site é compartilhar sugestões de atividades que adultos e crianças possam fazer juntos. Desta vez, a lista é de brincadeiras para divertir as crianças.

Às vezes, você só precisa de dois ou três minutinhos com seu filho ocupado e seguro para terminar alguma coisa: checar a comida no fogo; atender ao telefone; passar o olho pelo jornal; responder um e-mail; trocar a fralda do irmãozinho; ou ir ao banheiro(!). Apesar de serem simples, pais de crianças entre um e dois anos sofrem para fazer essas atividades com tranquilidade.

Patrícia Camargo sugere brincadeiras para os momentos em que a necessidade não é de tempojunto, mas de tempo sozinho. Assim, ligar a televisão não precisa ser a única opção.

Brincadeiras para entreter as crianças

  • 1. Colocar cotonetes em buracos de caixas de ovos

Você vai precisar de:

  • uma caixa de ovos vazia;
  • cotonetes;
  • tesoura ou chave de fenda para fazer os furos na caixa;
  • 2. Caixa de papelão e giz de cera

Se você não tiver uma caixa de papelão grande o suficiente para seu filho ficar inteirinho dentro, pode ser uma menor mesmo. O desafio para você colocar a ele é desenhar por dentro da caixa.

  • 3. Pintando com água

Esta também é outra dica que eu já tinha dado. Mas tem uma versão que dá para fazer dentro de casa, mesmo sem sol: no vidro ou espelho. Um pincel e um potinho de água e a criançada se diverte vendo as gotas de água escorrerem pelo vidro. Depois, é só secar.

Se você prefere uma versão menos bagunceira, pode usar uma folha de cartolina escura, ou papelão para a pintura. Também funciona!

  • 4. Canudos e palitos de sorvete na garrafa de água

Uma garrafinha vazia de água, canudinhos e palitos de sorvete são o que você precisa para manter as crianças entretidas por alguns minutinhos.

Uma atividade que, além de fortalecer a coordenação motora e noção espacial, ajuda na concentração. Também super inclusiva e dá para fazer com irmãos.

  • 5. Alinhavo

Cada um ganhou uma figura furadinha e os s três brincaram de quem conseguia fazer primeiro o alinhavo.

Image

Tempojunto

Para essa brincadeira, é preciso apenas uma fita crepe e uma superfície lisa

  • 6. Tirar a fita crepe da mesa (e colocar de volta)

Para esta atividade você só precisa de fita crepe. Cole várias tiras de crepe numa superfície lisa, como uma mesa ou até o chão. Pode colocar uma por cima da outra, como eu fiz na foto.

Em seguida é só deixar seu filho se divertir tentando tirar toda a fita crepe. Se ficou muito fácil, peça para ele colar de novo, da maneira que achar melhor.

  • 7. Caixa de cereais furada + canudinhos em pedaços

Você vai precisar de:

  • caixa de cereais vazia;
  • canudinhos;
  • tesoura.

Com a tesoura, faça pequenos furos por toda a caixa. Não esqueça das laterais. Então, corte os canudinhos em pedaços de mais ou menos 4 centímetros.

Apresente para a criança e peça para ela colocar os canudinhos em todos os furinhos que encontrar, sem deixar o canudo cair dentro da caixa (Claro, se cair não tem problema. É só colocar outro).

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS