10 jeitos diferentes de brincar com plástico bolha

Forrar o chão com o plástico e deixar as crianças explorarem com os pés, as mãos e outros objetos é uma maneira de brincar com plástico bolha
Criança sorri apertando um pedaço de plástico bolha, sob um fundo cor-de-rosa. iStock
  • Publicado em: 17.10.2016

Brincadeiras sensoriais costumam ser um sucesso entre as crianças e os bebês. As possibilidades de explorar os sentidos dos pequenos são infinitas. E, quando se tratam de brincadeiras acessíveis e baratas, fáceis de fazer em casa, melhor ainda. Que tal usar o plástico bolha para inventar brincadeiras?

Confira as dicas do nosso parceiro, o blog Tempojunto, que fez uma lista de brincadeiras para fazer com esse material superacessível e divertido:

1. Pintura com os pés

Vou começar logo com uma das ideias que a gente mais gosta: embalar os pés com plástico bolha, colocar tinta na sola e sair carimbando por aí.

2. Andar por cima

Outra brincadeira de estímulo sensorial que se pode fazer com o plástico bolha é simplesmente forrar o chão com o plástico e deixar as crianças explorarem com os pés, as mãos e até com outro objetos, como o patinete.

3. Carimbo

Que tal esta ideia do Hand Made Kids Art de usar rolo de massa e plástico bolha para pintar?

Um jeito diferente de brincar com carimbos.

Um jeito diferente de brincar com carimbos.

4. Estrada

Outra ideia bacana para explorar o plástico bolha no chão é fazer uma estrada que nem essa do Sunnydayfamily.com.

5. Alga marinha

Dá para fazer vários tipos de artes com o plástico bolha. Por exemplo, essa água marinha do Craftykidsathome.com.

6. Jacaré de plástico bolha

Outro exemplo de arte incrível são estes jacarés do Positivelysplendid.com. Tem o passo-a-passo no post original.

7. Espiga de milho

Olha que interessante esta espiga de milho! Quem diria que dava para usar plástico bolha para brincar de comidinha? Ideia do Crafts-for-all-seasons.com que você confere aqui.

8. Amarelinha

E essa ideia do Mikisscrapbook.blogspot.com.br, de usar o plástico bolha para fazer um jogo de amarelinha? Genial! Lógico que tem que ficar super preso no chão para não escorregar. Mas se a segurança estiver sob controle, fica super divertido!

9. Jogo “Xo Hop”

Para o “X”, você usa fita crepe. Para o “O”, o plástico bolha. Vai ser necessário também marcar uma linha de partida e ter um saco de farinha ou grãos como peça que vai ser jogada no chão pelos participantes.

A brincadeira consiste em fazer o jogador se posicionar na linha de partida. Daí ele precisa jogar o saquinho dentro do alvo do plástico bolha. Em seguida em pula no primeiro “X”, salta do primeiro para o segundo “X”, passando por cima do “O”, vira, se abaixa para pegar o saquinho e pula de volta para a linha de partida.

10. Material não estruturado

Para terminar, a dica é colocar o plástico bolha perto de outros materiais não estruturados e deixar as crianças usarem a imaginação.

Resumo

Quem resiste a apertar as bolinhas do plástico bolha? Divertido e barato, ele pode ser uma boa forma de inventar brincadeiras sensoriais para as crianças.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail