Dica salva-vidas: como descongelar alimentos sem perder nutriente

Se você também deixa os alimentos descongelando em cima da pia em temperatura ambiente, pare: você está fazendo errado

Da redação Publicado em 31.05.2016
Diversos legumes congelados em potes de plástico, um em cima do outro.

Resumo

O descongelamento é uma tarefa bem mais importante do que parece, e deve ser feito de forma correta para não desperdiçar os nutrientes dos alimentos.

Descongelar alimentos é tarefa bem mais importante do que parece. Quem tem alimentos congelados no freezer precisa saber como descongelá-los para que eles não percam seus nutrientes e, consequentemente, não estraguem. O Lunetas publicou dicas de como congelar alimentos crus e cozidos de forma correta e, agora, explica como deve ser feito o processo de descongelamento.

A maioria das pessoas descongela alimentos em temperatura ambiente, deixando-os em cima do balcão da cozinha, por exemplo. Apesar do processo de descongelamento lento ser o mais correto, o citado acima não é recomendado, pois prejudica a qualidade do produto.

Veja abaixo diversas formas de descongelamento e aprenda qual processo deve ser realizado para que carnes, frutas, vegetais e demais alimentos mantenham seus sabores, texturas e propriedades nutricionais.

Na geladeira

O descongelamento deve sempre ser feito dentro da geladeira. Esta é a maneira mais correta de realizar o processo para que o alimento fique protegido da proliferação de bactérias e fungos – o que acontece quando ficam expostos e descongelam em temperatura ambiente – e não corram o risco de estragarem. Porém, este tipo de descongelamento precisa de um planejamento, pois é o mais longo e demora horas ou, dependendo do caso, até dias. As carnes são os alimentos mais difíceis de serem descongelados.

Na água

Este processo não é recomendado por desperdiçar vitaminas, nutrientes e, muitas vezes, até o sabor dos alimentos. Caso este processo seja usado, é necessário que se coloque o alimento dentro de sacos hermeticamente fechados para que não fiquem encharcados. A água deve ser trocada a cada 30 minutos e o método não deve ser feito por mais de duas horas, devido ao risco de proliferação de bactérias.

No micro-ondas

Se a pressa não permitir que o descongelamento seja feito na geladeira, o micro-ondas pode ajudar. Entretanto, deve-se utilizar a função de descongelamento do aparelho (de acordo com instruções do manual do fabricante) e consumir o alimento assim que for descongelado, para que não ocorra proliferação de bactérias. Este processo é o mais rápido, porém tem suas desvantagens, como a perda de sabor e textura em alguns casos.

No fogão

Alguns alimentos podem ser cozidos congelados, ou seja, irem do freezer direto para a panela. Carnes moídas, hambúrgueres, salsichas, vegetais, caldos e sopas, por exemplo, podem ser descongelados enquanto são preparados no fogo. Este processo não causa a perda de nutrientes.

É importante lembrar que, após descongelado, o alimento não deve ficar fora da geladeira e tem que ser consumido logo. O congelamento de um alimento já descongelado não é indicado devido aos riscos de deterioração.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS